Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A solenidade de lançamento da Chapa OAB Ética reuniu mais de 700 advogados, na noite da última sexta-feira, 28. Representantes de diversas instituições ligadas a advocacia estiveram presentes para declarar apoio ao candidato à presidência Epitácio Brandão, atual vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins. O evento ocorreu na Churrascaria Portal do Sul, em Palmas. Durante o encontro, também foram lançados os nomes do vice-presidente, Rubens Dario Câmara, e do diretor tesoureiro da Chapa, Pompílio Lustosa.

“Nossa Chapa ainda está em formação, mas temos em mente, a cada encontro, a necessidade de que todos os participantes sejam íntegros e tenham comprometimento e, neste processo, vamos envolver todos os segmentos da advocacia, abrindo espaço para os jovens advogados e para as mulheres, que tão brilhantemente conduzem suas atividades”, explicou Epitácio Brandão.

Todos os convidados também puderam contribuir com sugestões às propostas de trabalho da chapa. Na entrada foram distribuídos formulários para que os advogados apresentassem suas opiniões. “É muito importante que os advogados apresentem suas sugestões, para o aprimoramento e à oferta de melhor atenção à categoria. Em nossa gestão vamos primar por ações transparentes na direção da OAB, assim como já vem fazendo a atual diretoria. Vamos trabalhar em sintonia com à Classe”, afirmou ainda o candidato à presidência pela Chapa, que, durante o evento, elencou algumas prioridades na gestão.

Dentre elas, a intenção de melhorar as condições de introdução dos advogados no mercado de trabalho, garantir o melhor aparelhamento do poder judiciário para prestação juridiscional, trabalhar em conjunto com a Caixa de Assistência dos Advogados na área social, além de defender com afinco as prerrogativas profissionais.   

No palco, vários advogados fizeram questão de declarar apoio à candidatura de Epitácio Brandão. Entre eles, o atual presidente da Associação Tocantinense dos Advogados (ATA), Gedeon Pitaluga, que no passado já havia participado da oposição. “Epitácio Brandão representa todos os valores familiares e da advocacia necessários para exercer o cargo. A escolha do nosso apoio se deu pela história familiar e de trabalho do candidato”, explicou.

O atual presidente da OAB/TO, Ercílio Bezerra, também ressaltou a importância do trabalho de Epitácio nessa gestão. “Ao longo destes seis anos, Epitácio Brandão se credenciou administrativamente e também dentro da advocacia para exercer esta função. Eu tenho certeza que ele preenche todos os requisitos”, disse. 

“Nossa missão agora é impedir o retrocesso de todas as conquistas. Não vamos recuar de nenhum enfrentamento de novos desafios e, para isso, vou contar com o apoio de todos os colegas advogados. Minha administração vai ser única porque é preciso que a OAB se renove. As pessoas que estão chegando também precisam ter a perspectiva de que podem assumir a Ordem. Vou trabalhar com seriedade e ética, princípios os quais conduzo a tudo na vida”, finalizou.

Prestigiaram da cerimônia de lançamento, membros da atual diretoria da Ordem, além de advogados do Conselho Seccional e das Subseções, além de representantes de instituições que já declararam apoio à chapa OAB ÉTICA, como a Associação Tocantinense dos Advogados, ATA; Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, ADEPTO; Associação Brasileira de Mulheres em Carreira Jurídica, ABMCJ; Associação dos Procuradores do Estado do Tocantins, APROETO e a Associação Tocantinense dos Advogados Trabalhistas, ATAT.

Perfil

Epitácio Brandão é advogado militante no Tocantins desde janeiro de 1989. Atualmente ocupa a vice-presidência da OAB/TO há dois triênios, sendo presidente das Comissões de Orçamento e Contas e Combate à Corrupção Eleitoral. Entre 2003 e 2005 foi conselheiro e também presidente do Tribunal de Ética e Disciplina. Epitácio Brandão é casado e tem quatro filhos.