Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Diretório Nacional do Partido Progressista solicitou junto ao Tribunal Superior Eleitoral o envio de tropas federais para garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados. A solicitação protocolada nesta sexta-feira, 05, é assinada pelo senador Francisco Dornelles, presidente nacional da sigla.

A solicitação se justifica, segundo a coligação “Um Novo Caminho é Possível”, que tem como candidato a prefeito de Palmas o pepista Carlos Amastha, uma vez que a mesma protocolou o pedido do envio de forças federais junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins que julgou improcedente.

Segundo a coligação do pepista, a decisão do TRE-TO se deu mesmo após a transferência de 400 policiais militares para o interior do Estado, o aquartelamento de mais de 100 homens da tropa especializada no 22º Batalhão de Infantaria do Exército, e de indícios de atos ilícitos de compra de votos. A coligação também protocolou um novo requerimento junto ao Ministério Público Federal e Estadual solicitando providências cabíveis dos órgãos, o que até o momento não provocou resultados.

O requerimento protocolado no TSE destaca: “ocorre que a demora na decisão pretendida e a proximidade do pleito obrigam que esse Partido se posicione junto a esse TSE, para requerer que sejam encaminhadas forças federais para Palmas-TO” e ainda ressalta que os fatos “revelam grave preocupação quanto à possibilidade real de ser violado o livre exercício do voto, pelos fatos lá narrados”.