Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Os empresários de micro e pequenas empresas têm até os dias 20 e 31 de outubro para responder a dois questionários elaborados pelo Governo Federal. Com os temas: Desburocratização; e Licitações e Compras Governamentais, os formulários devem levantar dados sobre esses setores para o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

A previsão é de que outras pesquisas nacionais ainda sejam lançadas. As perguntas serão direcionados exclusivamente às pequenas empresas. Os questionários não são de preenchimento obrigatório, mas visam conhecer de perto a realidade desses empreendedores e enumerar o que pode ser feito para fomentar o crescimento do setor.

Duas pesquisas já foram disponibilizadas e o objetivo é conquistar o máximo de mobilização por parte dos empresários tocantinenses para que participem, preencham os formulários corretamente e ajudem a expor as necessidades do Tocantins. Para isso a Secretaria da Indústria e do Comércio – Sic; deve contar com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – Fieto; Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins – Faciet e da Federação do Comércio do Tocantins – Fecomércio.

Para o presidente do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Tocantins – Femep e titular da Sic, Paulo Massuia, “a participação expressiva dos tocantinenses nessa pesquisa será uma prova no empenho dos empreendedores e sinal de que é possível aumentar cada vez mais a visibilidade dos produtos do Estado no cenário nacional”.

A pesquisa

Com as informações em mãos, o Fórum Pernamente poderá direcionar as ações dos comitês de modo a atender diretamente as principais carências das micro e pequenas empresas, que no Tocantins representam aproximadamente 96% do total de empresas ativas. Os dados também serão úteis para o trabalho realizado aqui no Estado pelo Femep, que envolve, entre outras atividades, a Redesim.

Para participar, o empreendedor deve responder aos questinários que serão enviados por email pelos órgão responsáveis. Também é possível solicitar os formulários na Sic. (Ascom SIC)