Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O suplente de senador João Costa (PPL) assumiu nesta tarde de quarta-feira, 17, no Senado, a vaga do titular Vicentinho Alves (PR).  A posse de João Costa foi efetuada pelo senador João Ribeiro (PR-TO) que assumiu a presidência da Casa para realizar o ato de empossar o novo senador do Tocantins.

O senador Vicentinho, por sua vez, foi nomeado pelo governador Siqueira Campos (PSDB), secretário extraordinário para Assuntos Legislativos junto ao Congresso Nacional. O Ato de Nomeação n° 1.991 está publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 17.

Segundo informação da Secretaria Estadual de Relações Institucionais, que tem à frente o ex-senador Eduardo Siqueira Campos, o cargo exige perfil político com conhecimento técnico para representar o Tocantins e pleitear aos deputados federais, senadores e ministros as demandas do Estado.

Vicentinho foi escolhido pelo governador, segundo a informação da Secretaria de Relações Institucionais, justamente por ter reconhecido trânsito parlamentar e por estar apto a intermediar os assuntos de interesse do Estado que estão em pauta no Congresso.

O suplente João Costa estava em Brasília aguardando para tomar posse desde o dia de ontem. Em entrevista ao Conexão Tocantins, o agora senador, afirmou que não pretende ser oposição ao governador Siqueira Campos. “Quero ser imparcial, um representante à altura do que o Tocantins merece”, frisou.

João Costa, que é advogado, pretende contribuir nas discussões sobre o novo código penal e também no orçamento da União.

Perfil

O Advogado João Costa nasceu em Monte Carmelo (MG), e tem 44 anos. É advogado militante desde 1991. Também é inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses (OAP). Em 2010, foi eleito para o cargo de 1º Suplente de Senador da República (legislatura 2011-2019) pelo Estado do Tocantins.

No Tocantins, foi Secretário de Segurança, Justiça e Cidadania. Como advogado, possui reconhecida atuação no Tribunal Superior Eleitoral, no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal. É autor de diversos artigos jurídicos publicados.