Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma efervescência de expressões culturais na Praça José Torres na noite do último sábado, 20, encerrou as atividades do Circuito de Eventos Tradicionais em Paraíso. A ação é uma realização da Fundação Cultural do Tocantins e Ministério da Cultura, fruto de Emenda Parlamentar do ex-deputado federal Moisés Avelino que visa desenvolver ações de circulação, estímulo, formação e difusão da cultura em vários municípios tocantinenses.

A estudante Luana Carolina de 15 anos se divertiu e se emocionou com o espetáculo de dança apresentado pela Cia Lamira “Do Repente”. “É a primeira vez que assisto a um espetáculo de teatro tão profissional assim. O jeito que eles interpretam, os movimentos da dança, parece que estão flutuando é incrível!”, descreveu Carolina encantada.

“Do Repente” é um espetáculo que destaca a singularidade das criações artísticas do sertanejo, fazendo uma homenagem ao romanceiro popular e suas obras como os cordéis, o teatro de mamulengo, os repentes e as cantorias. Tudo isso com um desempenho que envolveu o público pela excelência dos artistas em transmitir vida ao encenar as rimas dos cordéis.

Em outro local da praça, logo após a apresentação do espetáculo, a magia circense contagiou o ambiente, o ator Nival Correa apresentou o espetáculo teatral “A Caixa” da Cia Chama Viva levando interação e diversão ao público. Os palhaços Batatinha Frita e Cocada comandaram o ritmo de animação da noite sempre com brincadeiras e sorteio de brindes, entre o anúncio de uma apresentação e outra.

Para arrematar a noite, o romantismo tomou conta da praça com a voz doce e intensa da cantora Mônica Soares que embalou músicas célebres da MPB. Seguido do cantor Diomar Naves que entoou músicas de Zé Ramalho como “Vida de Gado” e Tim Maia como “Gostava tanto de você”. Léo Pinheiro que despontou com trabalhos em São Paulo e Rio de Janeiro e é natural de Paraíso, subiu ao palco e encantou o público com canções de sua própria autoria e de parcerias com Sandro Petrilli, Tião Pinheiro e J Bulhões como “Voa longe” e “Alma Leve”.

A próxima edição do Circuito de Eventos acontece no próximo final de semana, dias 26 e 27 de outubro na cidade de Araguatins, extremo norte do Estado. (Com informações da Assessoria)