Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Mais uma ferramenta de controle social  é disponibilizada a partir desta quarta-feira, 24, pela Controladoria Geral do Estado – CGE. Trata-se do telefone 0800-645-0808 (ligação gratuita) da Ouvidoria, um canal direto entre a comunidade e o poder público que propõe uma maior participação da sociedade no que diz respeito ao acompanhamento e fiscalização das ações da administração pública.

 A partir de agora qualquer cidadão interessado em apresentar reclamações, questionamentos, denúncias, elogios ou mesmo dialogar com o Governo já dispõe de uma ferramenta adequada e direta para isso. O número já está disponível no site da CGE e no Portal da Transparência do Governo do Estado.  

 “Esse telefone é um canal de fácil acesso, pelo qual qualquer cidadão poderá se manifestar e oferecer denúncias de modo a estabelecer um relacionamento democrático e transparente entre a sociedade e a Administração Pública Estadual” explica o Secretário-Chefe, José Pedro Leite. As manifestações: elogios, denúncias, requerimentos, reclamações, sugestões e pedido de informações serão supervisionadas pela CGE e encaminhadas aos órgãos e entidades que compõem a estrutura organizacional do Poder Executivo Estadual, recebendo o devido tratamento e usadas posteriormente para o direcionamento de políticas públicas. Para o Subsecretário da CGE, Juvenal Gomes, é importante destacar que todos os dados fornecidos pelo manifestante, tais como nome, telefone, e-mail e endereço, serão mantidos em sigilo, caso seja requerido.

 Além desse recurso, a CGE oferece também o endereço eletrônico ouvidoria@cge.to.gov.br e o site http://www.cge.to.gov.br, no link Sic- Serviço de Informação ao Cidadão, além do SIC físico para quem quiser apresentar qualquer opinião, queixa ou comentário pessoalmente, facilitando ainda mais a comunicação da sociedade com o Governo.

 De acordo com o Secretário- Chefe da Controladoria Geral do Estado- CGE, José Pedro Leite, essa ferramenta deve assegurar a efetiva participação popular nas ações do Governo. “A comunidade tocantinense tem se mostrado cada vez mais participativa e a disponibilização dessa nova ferramenta vem favorecer ainda mais a participação ativa da população”, frisou o Secretário-Chefe.