Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Será realizado na próxima semana, entre os dias 10 e 11, o projeto que pretende aproximar a comunidade da realidade vivida por cerca de 1,29 bilhão de pessoas no mundo, que sobrevivem abaixo da linha da pobreza, com cerca de US$ 1,25 por dia. A meta do Fome29, de acordo com a organização do evento, é fazer com que os participantes passem 29 horas com a mesma quantia em dinheiro que estas pessoas possuem. 

Segundo o pastor responsável pelo evento, Laudir França da Rosa, o fome29 visa oferecer aos participantes, a experiência de passar um período com renda mínima. Além disso, os participantes percorrerão supermercados em busca de doação de alimentos não perecíveis e dinheiro, que serão doados a instituições de caridade. “Por ano, 29 mil crianças morrem de fome. Como não podemos acabar com o problema no mundo, tentamos amenizar a situação do máximo de pessoas possível”, salientou.

O propósito do projeto fome29 é conscientizar e mobilizar jovens à ação social através de três propostas:

Experiência: passar 29 horas com a mesma quantia em dinheiro que uma pessoa que vive abaixo da linha da pobreza teria neste período, segundo dados da ONU.

Reflexão: os jovens participam de estudos bíblicos e sociais sobre o problema da fome e da miséria no Brasil e no mundo e discutem seu papel neste cenário.

Ação: ao longo das 29 horas os grupos desenvolvem trabalhos de arrecadação de alimentos e de dinheiro que serão doados à instituições de assistência social.

Esta será a oitava edição do projeto que atua em todo o Brasil. Participam do Fome29, cerca de 300 voluntários e colaboradores de Palmas, Belém / PA, Imperatriz e São Luiz, ambas no Maranhão. O projeto é ligado à Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB) e, em Palmas, à Igreja Evangélica Luterana (JELCR), filiada à Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), participará pela quinta vez desse evento.

Retrospectiva

2007 - Foram arrecadados R0,00 e 90 quilos de alimento destinados para a Creche Semear.

2008 - Com o apoio da impressa, as doações aumentaram muito, arrecadando aproximadamente R0,00 e mais de 200 quilos de alimentos, que foram destinados a Creche Semear e a uma Casa Acolhida de Palmas.

2009 - Foram arrecadados aproximadamente R0,00 e 100 quilos de alimentos doados a Creche Semear e ao Centro Educacional Infantil Monte do Carmo.

2010 - O fome29 arrecadou cerca de R0,00 e mais de 400 quilos de alimentos que foram doados para ABAVI – Associação Beneficente de Assistência a Vida, e para a Centro Educacional Infantil Monte do Carmo no Taquari.

Já para o ano de 2012, a participação do público foi ampliada, por conta do aumento do número de estabelecimentos comerciais e do potencial de arrecadação de alimentos para o Fome29. Segundo o pastor responsável pelo projeto, “este ano estamos pedindo a participação de toda a comunidade, dos pais dos jovens”.

Programação

10 de novembro de 2012

9h às 12h

O grupo se reunirá no semáforo da JK (em frente ao Banco do Brasil), para a realização de um pedágio solidário e nos supermercados da cidade, recolhendo alimentos não perecíveis.

15h às 16h30

Será realizado um estudo com o tema "Fome no mundo na perspectiva econômico- social. Causas da fome, lugares mais pobres, panorama da fome no mundo!" Local: Igreja Luterana.

11 de novembro de 2012

10h às 11h30

Acontecerá um estudo sobre a fome na perspectiva bíblica com o titulo: "É da vontade de Deus que pessoas passem e morram de fome?" Local: Igreja Luterana

Destino da doações

ABAVI – Associação Beneficente de Assistência a Vida

303 norte Alameda 16 lote 39

Contato: Leandro Dutra - 8434 8274 / 84073103

Ser livre

Setor Santa Fé. Zona Rural - Chácaras 82 e 83

Contato: Édina Ferreira da Silva - 8425 0945

(Com informações da organização do evento)