Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Comissão de Turismo e Desporto aprovou, na última quarta-feira, 14, o parecer da deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) sobre o Projeto de Lei 4.129/12 que visa instituir a Semana Olímpica nas Escolas Públicas.

Em seu parecer, a deputada Dorinha disse ser inegável o mérito da proposição, que tem caráter multicultural, cujo principal objetivo é trazer o Olimpismo como filosofia para a vida dos jovens e crianças. “O Olimpismo busca, para além das fronteiras das arenas esportivas e por meio da prática de valores como a amizade, o respeito mútuo e o fair play (jogo limpo), promover a paz, a união e a integração entre os povos, contribuindo para a construção de um mundo mais solidário e igualitário”.

Segundo a parlamentar, no Brasil, muitas escolas sequer têm quadra coberta. “Então eu vislumbro que entre as várias ações organizadas agora para a Copa e Olimpíadas, esta é uma que pode ter um efeito mais prolongado e, inclusive, mudar do ponto de vista de cultura e formação do nosso país”, afirmou.

Para a deputada, a Semana Olímpica nas Escolas seria um programa permanente e continuado de incentivo ao esporte, seguindo o exemplo de países que já fazem isso há algum tempo e, por isso, colhem resultados tendo atletas de destaque internacional e muitas medalhas em olimpíadas, como os Estados Unidos e Rússia. “Os estadunidenses conseguiram 104 medalhas nas últimas Olimpíadas. A Rússia, 82. Já o Brasil, 17. A ideia é que a semana de educação olímpica seja iniciada todo ano, dia 23 de junho, dia olímpico internacional”.

A proposta que cria esse evento para os mais de 33 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas precisa ser aprovada por mais duas comissões (Educação e Cultura e Constituição e Justiça) da Câmara antes de seguir para a avaliação do Senado.

O Projeto de Lei nº 4.129, de 2012, é de autoria dos Deputados João Arruda, Afonso Hamm, André Figueiredo, Carlos Sampaio, Efraim Filho, Fábio Faria, Flávia Morais, Gilmar Machado, José Rocha, Lelo Coimbra, Luci Choinacki, Otavio Leite, Renan Filho, Ricardo Tripoli, Romário, Sueli Vidigal, Walter Feldman e William Dib.