Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

O estudante Atos Gabriel Tavares Moura, de 10 anos, aluno do 5º ano da Escola Estadual Brigadeiro Felipe, localizada em Arraias no Sudeste do Tocantins, é um dos finalistas na categoria ‘poema’, da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Ele já recebeu medalhas de bronze e de prata, e poderá ser ouro, na última etapa do concurso que será realizada em Brasília, no dia 9 de dezembro 2012.

Atos Moura irá a Brasília, acompanhado de sua professora de Língua Portuguesa, Amábile Adelimar da Silva Martins. Ele é filho da professora Silvia Adriane Tavares Moura, que trabalha no Ponto de Cultura, em Arraias, e de José Reginaldo Ferreira Moura, conhecido como o “Mestre Fumaça”.

A mãe Silvia contou que a alegria na família é grande. “Ficamos felizes com este resultado, é uma valorização da nossa cidade, da escola pública. Isso mudou a realidade de nossa família, fizemos uma grande festa na cidade”.

Atos escreveu um poema sobre Arraias, citando que os negros transformaram a cidade no que ela representa hoje, no contexto histórico e cultural. Atos Gabriel é capoeirista, toca violão, joga futsal e já transformou o seu poema num hip hop.

Ele recebeu R$ 225,00 para a compra de livros, recebeu um DVD e um livro com os poemas dos alunos classificados na Olimpíada de Língua Portuguesa, mochilas e bonés.

A professora Amábile explicou que a Olimpíada foi realizada em quatro etapas: a municipal, estadual, a regional e a nacional. “Foi ótima a participação dos alunos de Arraias. O Atos está se sentindo motivado, ele foi escolhido para recitar poesias na etapa regional realizada em Fortaleza e participou de banda de música”.

Estudante de Paraíso

Também foi classificada para a final, a estudante Maria Eduarda da Silva Lima, da Escola Municipal de 1º Grau 23 de Outubro, localizada em Paraíso do Tocantins, com o poema “Linda Paraíso”. (Ascom Seduc)