Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O neurocirurgião Márcio Antônio Figueiredo recebe, nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro, às 10 horas, na Câmara Municipal de Palmas, durante sessão no plenário, o título de Cidadão Palmense. O Projeto de Lei concedendo o título foi de autoria da vereadora Vânia Vidal.

Márcio Antônio Figueiredo será homenageado devido ao trabalho desenvolvido na implementação do Projeto de Estruturação da Neurocirurgia do Hospital Geral de Palmas, passando a realizar cirurgias que nunca tinham sido executadas no Estado como: Embolização de Aneurismas Cerebrais, Cirurgia com Neuronavegador.  Mesmo com toda a dificuldade enfrentada pela saúde publica do Tocantins, nos últimos quatro anos, já foram operados no Tocantins mais de mil pacientes. 

História

Nascido no Rio de Janeiro em 30 de julho de 1976, Márcio Antônio morou toda a infância e adolescência em Goiânia, cidade de origem dos pais. Se formou na Faculdade de Medicina de Petrópolis e ingressou na residência médica em Neurocirurgia do Hospital Naval Marcilio Dias, se especializando em Neuroncologia no Instituto Nacional de Câncer. Ao final da residência, já casado, mudou para Palmas com a esposa após terem sido aprovados no concurso da Secretaria da Saúde no ano de 2005. Está casado há dez anos com Clarice de Cima Turl Figueiredo, tem dois filhos: Antônio Turl Figueiredo (3 anos) e Theo Turl Figueiredo (11 anos).

Por falta de estrutura física hospitalar tanto na rede publica quanto na privada, iniciou o projeto de instalar a primeira UTI privada do estado: a Intensicare, hoje com duas unidades e 23 leitos. Conjuntamente, implementou o Projeto de Estruturação da Neurocirurgia do Hospital Geral de Palmas. No ultimo ano, tem se dedicado a realizar as cirurgias no HGP, com implantação de uma nova técnica cirúrgica para o tratamento de aneurismas (Cirurgias Neuroendovascular).