Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma Sessão Solene realizada na manhã desta quinta-feira, dia 13, no Parlamento Tocantinense, comemorou os 50 anos da Psicologia no Brasil e os 20 anos de criação do Conselho de Psicologia da 9ª Região, que corresponde aos Estados de Goiás e Tocantins. A homenagem foi uma proposta da deputada Josi Nunes (PMDB) que, por meio de requerimento, sugeriu a solenidade. Na ocasião, 28 profissionais foram homenageados pelo Conselho de Psicologia.

Em seu discurso, a autora da matéria que também é psicóloga, discorreu sobre sua luta no Parlamento para incluir a categoria nas equipes multidisciplinares de Educação que atuam diretamente na Rede Estadual de Ensino. “Encaminhei anteprojeto de lei ao secretário da Educação e tive a grata satisfação de receber sua resposta. Ele disse que também defende a implantação de equipes multidisciplinares nas unidades escolares, e que tais equipes já estão sendo viabilizadas”, destacou Josi Nunes.

A parlamentar também parabenizou os psicólogos pelo empenho da classe na busca de suas conquistas, a exemplo do piso salarial e da fixação da carga horária semanal de 30 horas. Ela mencionou que pretende sugerir a inclusão dos psicólogos na proposta do governo que tramita nesta Casa de Leis. A medida provisória visa conceder gratificação a profissionais da Saúde que trabalham nos serviços de urgência e emergência dos hospitais públicos.

“Estamos trabalhando para que os psicólogos sejam incluídos neste benefício, porque sabemos da importância do profissional na solução dos conflitos do ser humano e de quanto essa contribuição ajuda na recuperação de pacientes”, enfatizou a deputada.

Ainda na sessão, a deputada Josi Nunes fez uma homenagem à coordenadora da Seção de Base do Tocantins do Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região, Mara das Neves, pelo trabalho desempenhado no Tocantins. (Dicom AL)