Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Genésio Ferneda e secretários Genésio Ferneda e secretários
  • Genésio Ferneda e vereadores
  • Presidente da Câmara Claudio Alencar (PSB)
  • Genesio Ferneda faz o juramento
  • Ex-prefeito do município, Padre Milton

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 1º de janeiro, a cerimônia de posse dos eleitos em Guaraí para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador no mandado de 2013 a 2016. A cerimônia aconteceu no Ginásio Poliesportivo Drº Pedro Zanina e teve início por volta das 9:30h, contando com a presença de aproximadamente 1.500 pessoas entre autoridades, partidários, familiares e comunidade em geral.

Culto Ecumênico

O primeiro ato do evento foi um culto ecumênico, organizado pelo Conselho de Ministros Evangélicos de Guaraí – COMEG, com a presença dos pastores Ebinezer Dias, Josival Medeiros, Olímpio Pereira, além do Pároco da Igreja Católica de Guaraí, Padre João Barbosa. Outra presença muito importante foi da Banda de Música instrumental da Igreja Assembleia de Deus “Estrela da Manhã”, que foi responsável pela entonação dos cânticos realizados entre os louvores, além da brilhante execução dos Hinos Nacional e de Guaraí.

Na oportunidade, os representantes eclesiásticos das denominações que se faziam presente, abençoaram os eleitos e proferiram palavras de encorajamento, responsabilidade e de honra aos votos recebidos durante o pleito último.

Sessão Solene de Posse

Após as bênçãos e palavras proferidas pelos representantes religiosos, teve início a sessão solene de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito. De acordo com a Lei Orgânica Municipal, a sessão solene de posse é sempre presidida pelo Vereador mais votado nas últimas eleições, no caso de Guaraí a reponsabilidade ficou por conta do parlamentar Ricardo Gauchim (PPS), que obteve 869 votos válidos no último pleito.

Um dos parlamentares mais emocionados era do vereador Kaburé (PSDB), que em alguns momentos segurava a emoção, principalmente na hora em que todos cantavam o Hino Nacional.

Mas sem dúvidas, a maior emoção do evento ficou por conta do momento em que Genésio Ferneda (PSD), enfim, foi empossado no cargo de prefeito de Guaraí, ocasião que arrancou inúmeros aplausos da plateia e até choro de algumas pessoas que se faziam presentes.

Eleição da Mesa Diretora da Câmara

Além da posse, outra responsabilidade dos vereadores empossados de Guaraí, já em seu primeiro dia de mandato, era a eleição dos cargos da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores para o biênio de 2013 e 2014.

E foi justamente daí que saiu a maior surpresa da cerimônia. Conforme adiantado por um grupo de parlamentares ainda no mês de novembro, tudo já estaria certo para a composição dos cargos na Casa de Leis, mas surpreendentemente o vereador Claudio Alencar (PSB), que por sinal era um dos articuladores do grupo de oposição, passou para a base aliada de Genésio, sendo escolhido inclusive como o candidato a presidência da casa.

A manobra da base de Genésio, que só foi revelada horas antes da cerimônia, pegou de surpresa a todos, inclusive o vereador Jair Gaúcho (PSDB), que já tinha como certa a sua eleição ao cargo de presidente pela oposição.

Com esta reviravolta, ocorrida nos bastidores, a mesa diretora ficou com a seguinte composição:

Presidente: Claudio Alencar (PSB)
Vice-presidente: Donizeth Medeiros (PPS)
1º Secretário: Ricardo Gauchim (PPS)
2º Secretário: Miltão da Ambulância (PSD)
Tesoureira: Fátima Coelho (PSD)

Secretariado

Um dos momentos mais importantes da cerimônia, que até então já adentava ao horário de almoço, foi quando o Prefeito de Guaraí, Genésio Ferneda, anunciou oficialmente seu Secretariado. Diferentemente da mesa diretora, não houveram surpresas, conforme anunciado a alguns dias em toda a imprensa estadual:

Veja a lista dos Secretários escolhidos por Genésio Ferneda:

1. Oscimar Lopes Barbosa – Empresário
Secretário de Articulação Institucional, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

2. Marivânia Fernandes Santiago – Economista
Secretária de Administração e Planejamento

3. Lires Teresa Ferneda – Primeira Dama e Professora
Secretária de Desenvolvimento Social

4. Joaquim Brito Damasceno – Empresário
Secretário de Finanças

5. Larissa Arantes Lopes – Enfermeira
Secretária de Saúde

6. Adriana Boetcher Brum – Professora
Secretária de Educação e Cultura

7. Antônio Carlos Cruz Moura – Fazendeiro
Secretário da Infraestrutura e Desenvolvimento Rural

8. Secretário de Habitação, Juventude, Esporte e Lazer
Cloves Ferreira – Vereador até final de 2012

Padre Milton

Em seu discurso de despedida, o então Prefeito Padre Milton Alves da Silva (PT), disse que estava “desgastado”, mas que deixava um legado de obras e realizações que poderão ser continuadas para o próximo Prefeito.


“Deixei minhas marcas nesta cidade, sei que não consegui fazer tudo que Guaraí precisava, mas saio com estas mãos limpas e com a certeza de que tentei fazer sempre o melhor para Guaraí”, afirmou Padre Milton.

Como sempre, o então Prefeito proferiu mais uma de suas análises filosóficas e carregadas de uma identidade própria quando disse que “Política é igual à montaria em burro bravo: Na hora de montar todo mundo ajuda, mas depois todos torcem pra que você caia”, referindo diretamente ao fato de que no começo do mandato “tudo são flores”, mas depois a “coisa começa a esquentar”, como ele mesmo disse.

Genésio: O novo Prefeito

Já o novo Prefeito de Guaraí, Genésio Ferneda (PSD), disse em seu discurso que sua responsabilidade é ainda maior, pois além de continuar as realizações de seu antecessor, o seu desafio maior é o de realizar uma gestão cada vez mais participativa.

“Temos uma responsabilidade enorme daqui pra frente, vamos fazer sempre o melhor para Guaraí; para isso convoco meus secretários para atuarem como tais durante 24h do dia, conto muito com o apoio de toda a população para lutarmos em uma verdadeira guerra contra a corrupção e o desperdício na Administração Pública”, disse Genésio.