Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A Secretaria da Fazenda promove nos dias 24 e 25 deste mês, no auditório da Escola de Gestão Fazendária – Egefaz, em Palmas, o Seminário de Abertura do Projeto de Modernização Fiscal do Tocantins – Profisco/TO. O evento terá palestras nas áreas de gestão de pessoas, gestão estratégica, administração tributária e administração financeira, e é uma espécie de arranque do projeto, que prevê investimentos de aproximadamente R$ 90 milhões nos próximo cinco anos. Participam do seminário, servidores administrativos, auditores fiscais, delegados da Receita Estadual e gestores da Sefaz.

A palestra de abertura será com a técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fátima Cartaxo, que vai abordar o tema “A importância da cooperação técnica e das boas práticas no âmbito do Profisco”.  O Chefe da Assistência de Fiscalização Especial da Sefaz de São Paulo, Marcelo Abranches Pupo Barboza, vai falar dos Desafios das Administrações Tributárias nos próximos anos. Segundo Abranches, a palestra vai abordar os aspectos econômicos e operacionais vivenciados pela Sefaz paulista. “O maior desafio é a utilização em conjunto de sistemas de fiscalização”, disse.

Clara Emile Boekcmann Vieira, servidora fazendária do estado de Pernambuco, discorrerá sobre a “Capacitação do Servidor Fazendário”, com enfoque na importância da liderança, autodesenvolvimento, alternativas de capacitação, valorização das pessoas e avaliação dos resultados. “Essa é uma proposta nova já com bastante espaço na iniciativa privada. Queremos inserir a ideia do profissional capacitado e com avaliação de desempenho”, adianta Clara Emile.

O evento também contará com palestrantes do CIAT – Centro Interamericiano de Administrações Tributárias, do Ministério do Planejamento e de técnicos da Agência Estatal de Administração Tributária da Espanha e das secretarias da Fazenda de Minas Gerais e Bahia. Nessas palestras serão debatidos temas como planejamento e gestão para resultados, questões federativas, gasto público, responsabilidade social corporativa e tendências em tecnologias da informação. (Ascom Sefaz)