Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Secretário estadual Paulo Massuia explica como funcionará a pesca esportiva

Secretário estadual Paulo Massuia explica como funcionará a pesca esportiva Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Secretário estadual Paulo Massuia explica como funcionará a pesca esportiva Secretário estadual Paulo Massuia explica como funcionará a pesca esportiva

Em Araguacema, região oeste do Estado, há 287 km de Palmas, cerca de 60 pessoas se reuniram na sede da Universidade Aberta do Brasil, para discutirem sobre a implantação da pesca esportiva na região. O encontro aconteceu na tarde dessa sexta-feira, 25, e contou com a presença do presidente da Adtur - Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, Paulo Massuia, do presidente da Anepe – Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva, Hélcio Honda, que também faz parte da diretoria da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, do vice-prefeito de Araguacema, Wamiston Gomes da Silva, autoridades locais e representantes da atividade pesqueira.

Na oportunidade, foram discutidos os pontos positivos da pesca esportiva, como o lucro contínuo e crescente do setor. Segundo o presidente da Anepe, “a pesca esportiva pode gerar muito mais lucro que o extrativismo”. Experiente neste ramo, Honda lembrou as vantagens da região do Cantão para a prática desse esporte e sobre o clima privilegiado do Tocantins.

A presidente da colônia de pescadores de Araguacema, Vilma de Sá, lembrou que a capacitação é a melhor forma de inserir os profissionais da região nesse novo mercado. "Estamos dispostos a ouvir e aprender tudo que os técnicos têm para falar. Sabemos que esse projeto que pode beneficiar a nós, pescadores, e às nossas famílias, afirmou.

Para o presidente da Adtur, Araguacema é uma das cidades com maior potencial para o sucesso desta ação. "Temos em um só lugar tudo o que precisamos: os rios e os pescadores, que conhecem muito bem a região e agora, contamos com esse projeto. Para que dê resultados, é preciso a colaboração e o engajamento de todos: Estado, Prefeitura e especialmente os pescadores".

“Preservar o meio ambiente é uma vantagem, pois se conquistarmos os turistas, em um lugar com tanta beleza e diversidade como o Tocantins, com certeza eles voltam.", foi assim que Hélcio Honda encerrou sua palestra, depois da apresentação dos vídeos sobre o projeto. Ao final da reunião, os moradores de Araguacema puderam tirar suas dúvidas e falar sobre os anseios da comunidade e os principais problemas enfrentados pela colônia, assuntos que devem ser estudados durante a elaboração do projeto.

Depois de Araguacema, a equipe segue para Caseara, onde realizarão reunião semelhante com a comunidade local. Na próxima semana os técnicos da Adtur estarão reunidos com membros da comunidade de pesca de Araguacema para discutirem novamente as ações deste projeto.

Termo de cooperação técnica

O governador Siqueira Campos assinou na manhã desta sexta-feira, 25, um termo de cooperação entre o Governo do Estado e a Anepe - Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva, para a elaboração de um projeto de pesca esportiva para o Tocantins. A ação vai beneficiar mais de sete mil pescadores possibilitando o aumenta renda familiar de cada um, ao mesmo tempo em que promoverá o desenvolvimento econômico do Estado. As ações do projeto incluem, entre outras atividades, trazer o pescador esportivo para a prática no Estado.