Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ascom TJ

A nova diretoria do Tribunal de Justiça para o biênio 2013/2015 foi empossada na tarde desta sexta-feira, 1º. A nova presidente do órgão é a desembargadora Ângela Maria Prudente que fez o juramento durante a solenidade de posse. A solenidade contou com a participação de várias autoridades estaduais como o governador Siqueira Campos, o presidente da Assembleia Legislativa, Sandoval Cardoso dentre outros.

O desembargador Moura Filho foi empossado como novo vice-presidente e a Corregedoria Geral da Justiça, tem agora à frente o Desembargador Luiz Gadotti. O desembargador Marco Villas Boas foi empossado como Diretor Geral da Escola da Magistratura Tocantinense (ESMAT).

No juramento a desembargadora prometeu cumprir a Constituição e as leis logo após foi realizada a troca de cadeira com a ex-presidente. No seu discurso de posse como presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins a desembargadora Ângela Maria Prudente disse que o momento é de emoção.“O momento é singular pelo apoio e incentivo de todos os presentes”, comentou.

A presidente disse que sua gestão pretende fomentar o ideal de servir o próximo. Relembrando os pais, Ângela Prudente disse que tem princípios e valores familiares que são a base de sua atuação profissional. A nova presidente falou ainda de sua trajetória e atuação no Tocantins.

Ao governador Siqueira Campos e ao presidente da Assembleia Sandoval Cardoso e demais representantes de outros órgãos “Faremos o necessário para mantermos a ordem democrática”, disse acrescentando que pretende trabalhar com harmonia e independência." A nova presidente prometeu não decepcionar a confiança na justiça e falou em melhorar as condições de trabalho dos servidores da justiça.

 A desembargadora Jaqueline Adorno ao deixar a presidência afirmou que durante sua gestão procurou atender as principais demandas. “Não medimos esforços para atingir as metas”, disse ao frisar que a sociedade do Tocantins está amadurecendo ao longo destes 15 anos de criação do Estado.

OAB e Asmeto

O presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins, juiz Helvécio Maia ressaltou no seu pronunciamento a trajetória do governador Siqueira Campos. “A sua trajetória política se confunde com a história do Estado”, disse. Para o juiz o poder judiciário passou por um período difícil em razão de denúncias contra desembargadores afastados e teve a imagem “arranhada”. Segundo Maia, a ex-presidente conseguiu recolocar o TJ nos trilhos mesmo com limitações financeiras no órgão. O presidente rendeu elogios ao perfil de Jaqueline Adorno e à maneira como ela trabalhou na presidência.

Sobre a nova presidente Maia disse que o momento reforça mais ainda a  representatividade da mulher na Justiça e que ela dará continuidade ao trabalho de Jaqueline além de trazer mais conquistas para o Judiciário. Ângela Prudente foi a primeira e única mulher que já assumiu a presidência da Asmeto. O poder judiciário passa por um momento de reconstrução da credibilidade, na opinião do presidente. “Mesmo nas adversidades esta corte de Justiça segue firme”, ponderou se colocando à disposição da nova presidente.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins, Epitácio Brandão também se pronunciou durante cerimônia de posse Ângela Prudente e disse que  a nova presidente trabalhará com transparência e dedicação. “ Temos convicção que na sua gestão será mantida a linha do relacionamento institucional e de abertura com o poder judiciário que tem sido mantida nas últimas gestões”, disse. A OAB irá contribuir para o sucesso da gestão da nova presidente, disse Epitácio. Ele citou como uma das metas da nova gestão a construção do Fórum de Araguaína dentre outras demandas.