Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Diversificar a produção e aumentar a renda dos moradores da Colônia de Pescadores de Araguatins, cidade localizada a 601 km de Palmas, é o objetivo do curso de Processamento e Beneficiamento de Pescado promovido pelo Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins.

O curso, que começa nesta segunda-feira, 4, e vai até sexta-feira, 8, das 08h às 18h, acontece na sede da Colônia, e irá capacitar 15 participantes. De acordo com Cássia Sobreira, bióloga do Ruraltins e facilitadora do curso, serão repassadas informações sobre os cuidados básicos de boas práticas de manipulação no processamento, beneficiamento e elaboração de pratos à base de pescado de água doce, cortes especiais, seleção, embalagem e congelamento dos filés, cabeças e carcaças.

Para o presidente da Colônia de Pescadores de Araguatins, Manoel Benício, essa é uma oportunidade para os pescadores da região melhorarem a atividade. “O curso além de capacitar os pescadores, vai possibilitar o aumento da nossa renda, pois o peixe industrializado é lucrativo mais que o in natura”, considera.

Ainda conforme Benício, a Colônia é composta por 1.200 pescadores que produzem, aproximadamente, dois mil quilos de pescado por semana, sendo vendido nas feiras da região extremo Norte do Estado.

Ao final, os participantes receberão certificado de conclusão do curso.