Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Madson Maranhão

Promovida pela Embrapa Pesca e Aquicultura, com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) - e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a capacitação continuada em piscicultura de água doce chega ao último módulo, após um ano de curso. O evento acontece na cidade de Almas, a 276 km de Palmas, na região sudeste do Estado, entre os dias 28 e 30 de agosto e irá abordar a cadeia produtiva da piscicultura.

A iniciativa visa capacitar multiplicadores para a implementação e atualização de tecnologias a serem aplicadas na piscicultura, como também, contribuir para a consolidação e fortalecimento da cadeia produtiva do setor no Estado.

Segundo Tácito Araújo Bezerra, tecnólogo especialista em aquicultura do Ruraltins, 11 técnicos do Instituto estão participando da capacitação. “O intuito é capacitar um técnico de cada regional para serem especialistas na área, e assim atender as demandas do setor em cada região do Tocantins”, afirma, destacando que nesse módulo serão apresentados temas como: métodos de abate e insensibilização de pescado no Brasil e no mundo, métodos de conservação do pescado, aproveitamento de resíduos da agroindústria, processamento tecnológico do pescado, despesca e abate.

Dentro da programação de encerramento do curso consta ainda um dia de campo sobre o Bem Estar Animal e Despesca, e irá acontecer na Fazenda Piripiri. De acordo com Bezerra, o Dia de Campo faz parte das aulas práticas. “No dia de campo vão ser demonstradas técnicas de pesca e despescas como: utilização de materiais adequados para a realização da pesca, aquisição de gelo para insensibilização do peixe, quantidade de pessoas ideal para a despesca, manejo e higiene do pescado, entre outros assuntos”, acrescentou o tecnólogo.

Para a participante Cássia Sobreira, bióloga do Ruraltins, o curso veio agregar conhecimento. “Apesar de ter conhecimento na área de piscicultura, é sempre bom passar por uma reciclagem, pois sempre tem algo novo a acrescentar, além de ser também um momento para a troca de informação”, disse a bióloga, acrescentando que como pré-requisito para a conclusão do curso os participantes farão o levantamento e acompanhamento de uma propriedade de piscicultura.

Parceiros       

Promovido pela Embrapa Pesca e Aquicultura, o curso conta ainda com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Almas, Frigorífico Tamborá, Fazenda Piripiri e Fazenda Baixão Verde.