Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em uma de suas últimas ações à frente da Primeira Secretaria da Câmara, o deputado Eduardo Gomes (PSDB), recebeu em Brasília o subsecretário da Secretaria das Cidades e do Desenvolvimento Urbano do Governo do Tocantins, Luiz Antônio Ferreira, que já estava se preparando para acompanhar o atual presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Sandoval Cardoso (PSD). Na pauta, a implantação da TV Assembleia do Tocantins, que já integra a Rede Legislativa de TV Digital.

O deputado acompanhou Luiz Antônio por uma visita pelo plenário e pela TV Câmara, responsável pelo projeto de implantação da Rede Legislativa em todo o país e prevê que cada capital brasileira captará em canal aberto e sinal digital quatro canais de TV legislativos: TV Câmara, TV Senado, TV Assembleia e TV Câmara Municipal. No futuro, todas as câmaras municipais de todas as cidades do Brasil terão o seu próprio canal de TV, transmitindo o plenário ao vivo para a população.    

Luiz Antônio foi informado sobre todo o andamento do processo para a implantação imediata da TV Legislativa em Palmas. Em dezembro de 2011 foi assinada a parceria entre a Assembleia Legislativa do Tocantins e a TV Câmara e desde então tramita a licitação para a aquisição do equipamento necessário, que será todo cedido pela TV Câmara, no valor total de R$ 4,8 milhões.

Eduardo Gomes explicou que a licitação foi concluída no final do ano passado, restando agora a fase de homologação do processo e a compra do equipamento. O parlamentar tem atuado no sentido de assegurar a agilização da efetivação da Rede Legislativa no Tocantins, lembrando que o Estado só foi incluído entre os primeiros no Brasil para integrar a Rede pela pressão do deputado junto aos órgãos responsáveis pelo projeto. Atualmente apenas São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza já têm TV Digital Legislativa e na próxima etapa, aguardada para o primeiro semestre deste ano, entrarão: Palmas, Cuiabá, Goiânia, Vitória Recife, Natal e Rio Branco. (Assessoria de Imprensa)