Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Elson Caldas

Iniciado na última terça-feira, 5, o Acolhe SUS 2013 - Encontro de Acolhimento aos Novos Secretários Municipais de Saúde do Tocantins segue com programação durante toda esta quarta-feira, 6.

No período da manhã uma série de palestras esclareceu aos gestores municipais do Estado os procedimentos técnicos básicos e a operacionalização do Sistema Único de Saúde – SUS, com ênfase na atenção básica nas unidades de saúde.

A diretora geral de Atenção em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde – Sesau, Morgana Martins dos Santos, explica que o evento tem como meta acolher os novos gestores municipais de todo o Tocantins para “que eles entendam a operacionalização do SUS na realidade local deles, conforme a proposta que o Ministério da Saúde vem trabalhando, que é a organização das redes de atenção à saúde. A capacitação e formação desses gestores é fundamental para que o atendimento seja efetivo. Para isso é importante que os gestores e profissionais tenham entendimento da política de saúde, adesão a estas e comprometimento a toda a rede”.

Morgana acrescenta que a partir de uma rede de atenção básica organizada, que cumpra seu papel efetivamente, 80% dos problemas de saúde serão resolvidos nas unidades de saúde, ficando apenas 20% dos casos para os hospitais. “Nossa meta é planificar a atenção básica, implantando protocolos para que o atendimento ocorra de forma efetiva. Posterior a isso a organização do fluxo desse usuário, tendo acesso a diagnósticos, consultas e procedimentos clínicos e cirúrgicos”, destaca.

A secretária de Saúde do município de Axixá, Maria Lida Pereira, destaca que o Acolhe SUS 2013 é uma oportunidade de colher informações e receber orientações para traçar o planejamento da gestão. “Esse evento é fundamental para que a gente tenha as informações básicas iniciais para que possamos desenvolver um trabalho de melhor qualidade no município”, afirma.

Já Miriam Leine Costa, secretária municipal de Saúde de Nova Rosalândia, pontua que o evento é uma forma de orientar melhor a gestão. “Tendo uma atenção básica fortalecida que realmente cuida da prevenção conseguiremos oferecer serviços de maior qualidade para a população”, diz.

Programação

No período da tarde a programação reinicia a partir das 14h com a realização de Mesa Redonda com os temas: Gestão do Funcionamento da Saúde; Financiamento da Saúde; e A Operacionalização dos Fundos Municipais de Saúde. Às 15h30 deve ser realizado um debate e, posteriormente, o lançamento da Campanha de Carnaval – A vida é melhor sem Aids. (Secom)