Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Na tarde de quinta-feira, 14, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (SISEMP) e o secretário de Saúde da capital, Walter Balestra, reuniram-se, no Centro de Zooneses de Palmas, para tratar sobre o regime de horas extras dos servidores responsáveis pelo transporte do equipamento hemodiálise.

Na última semana esta entidade oficiou a Secretaria quanto à negativa de pagamento das horas extras há cerca de dois meses.

De acordo com Balestra, as horas extras do mês de janeiro serão pagas e entrarão na folha de pagamento. Porém, a assessoria jurídica da Secretaria está estudando sobre o pagamento do mês de dezembro, já que a gestão anterior não publicou estas horas no “Restos a Pagar” do orçamento da pasta.

Para o presidente do SISEMP, Carlos Augusto de Oliveira, estes serviços desempenhados pela categoria sejam essenciais para a garantia do tratamento dos pacientes, no entanto não se pode conceber que os trabalhadores exerçam suas competências sem receber os pagamentos devidos.

O secretário disse que fará um estudo das escalas para ver a viabilidade de 8 horas, mas adiantou que a natureza do serviço necessita de horas extras.

Os servidores falaram ainda da necessidade de se ter um técnico no transporte destes pacientes, pois eles acabam exercendo a função de motorista, acompanhante e técnico.

PMAQ-AB

Em uma conversa informal com Oliveira, o secretário declarou que irá pagar o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) aos servidores e que pretende aumentar a equipe de beneficiados. Além disso, estava marcada uma reunião amanhã, 15, para tratar deste assunto. Porém, o SISEMP recebeu um ofício, hoje, informando que a reunião foi adiada para o próximo dia 20.  (Ascom Sisemp)