Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elcio Dias

Idealizada pela República Federativa da Alemanha, a exposição “Olho do Céu” foi aberta oficialmente pelo embaixador alemão Wilfried Grolig, acompanhado pelo governador Siqueira Campos (PSDB) e pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sandoval Cardoso (PSD). A abertura aconteceu na noite desta terça-feira, 19, no hall da sede do Legislativo estadual, em Palmas. A exposição reúne 30 imagens inéditas feitas a partir de fotos de satélite do Centro Aeroespacial da Alemanha e é resultado de uma parceria de 40 anos entre a Alemanha e o Brasil. "Olho do Céu" já passou pelas capitais do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. O tema da mostra é sustentabilidade e ciência.

Várias autoridades prestigiaram a abertura da exposição que fica em Palmas até o dia 28 deste mês. Junto aos painéis, a exposição traz informações sobre cada imagem capturada por satélite em toda a América Latina, com superfícies terrestres e oceânicas e a interação entre a Natureza e as mudanças causadas pelo homem. Segundo o Embaixador alemão, “essa captura é feita em tecnologia inovada com fotos feitas à noite e através de nuvens”.

“Somos muito gratos ao Governo do Tocantins, por nos receber como receberam. A partir de maio deste ano, haverá a criação de parcerias e projetos bilaterais com o Brasil nas áreas de cultura, política, economia, ciência e tecnologia, e com o Tocantins neste objetivo”, informou Wilfried Grolig. A secretária da Ciência e Tecnologia, Andrea Stival, deu as boas vindas aos visitantes em nome do Governo do Estado.

A embaixatriz Christa Kern Grolig, a primeira-dama do Estado, Marilúcia Uchoa Siqueira Campos e a secretária Kátia Rocha, da Cultura, também participaram da abertura da exposição.