Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

O Incra publicou, dia 26 de fevereiro, os atos de nomeação dos candidatos aprovados no último concurso público realizado pela autarquia, no Diário Oficial da União. Os profissionais convocados a assumir os cargos terão prazo de 30 dias para tomar posse e, a partir daí, outros 15 dias para entrar em exercício.

A nomeação dos aprovados representa importante reforço no quadro funcional da autarquia para continuidade das ações desenvolvidas nas áreas de reforma agrária, ordenamento fundiário e gestão administrativa. 

Passarão a fazer parte do quadro funcional da autarquia 49 analistas administrativos, 19 analistas de sistema, 24 antropólogos, 63 contadores, quatro engenheiros agrimensores, 70 engenheiros agrônomos, 55 engenheiros civis, 22 engenheiros florestais - todos de nível superior -, e 58 técnicos em reforma e desenvolvimento agrário, de nível intermediário.
 
Além da sede do Instituto, em Brasília (DF), os 364 convocados atuarão em 24 superintendências da autarquia. Para o Tocantins foram nomeados 19 candidatos aprovados no concurso. A relação de nomeados pode ser consultada no Diário Oficial da União (http:www.in.gov.br) de 26 de fevereiro, Seção 2, páginas 45 a 50.

Os nomeados devem procurar as superintendências regionais nos estados ou a sede do Incra em Brasília para apresentarem os documentos e os exames médicos exigidos para posse do cargo. No Tocantins, os aprovados podem se informar pelo telefone ou se apresentar na sede da autarquia, em Palmas, na quadra 302 Norte, Alameda 1, Lote 1A.

Vagas
 
A seleção, iniciada em abril de 2010 e organizada pelo Instituto Cetro, ofereceu 480 vagas de nível superior, além de 70 vagas para nível médio. Em dezembro de 2011, o Incra foi autorizado a nomear 150 candidatos aprovados no concurso, que tomaram posse no ano seguinte. No Tocantins, 11 aprovados tomaram posse em 2012.
 
A ocupação das vagas restantes indicadas no edital dependia de autorização do Ministério do Planejamento, o que ocorreu no último dia 13 de fevereiro. Em razão de desistências formuladas por candidatos classificados, não estão sendo ocupadas todas as 400 vagas previstas.
 
O quadro de pessoal da autarquia conta com aproximadamente 5,3 mil servidores ativos e 4,2 mil aposentados em todo o País. No Tocantins são 174 servidores efetivos.