Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Após analisar os processos de Prestação de Contas anuais do exercício financeiro de 2012, a Controladoria Geral do Estado - CGE concluiu, nesta última quinta-feira 28, a entrega ao Tribunal de Contas do Estado - TCE das prestações de contas relativas aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

No período de 28 dias, a equipe de contadores e analistas de controle interno da CGE analisou, emitiu relatório e parecer de auditoria de todos os 74 processos de prestações de contas dos ordenadores de despesa do Executivo.

Celeridade e Modernização

Para dar maior celeridade das análises de prestação de contas a CGE produziu e disponibilizou na internet ao longo de 2012 diversos manuais de apoio e orientação para consulta. Além dos manuais, também foram produzidos e editados novos checklists para análises processuais.  

Outra medida adotada pela Controladoria para desburocratizar os trabalhos de prestação de contas foi a disponibilização do sistema informatizado de acompanhamento da gestão dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.  

Além disso, a CGE promoveu em dezembro de 2012 cursos de orientação às equipes de Controle Interno, de Planejamento e do setor de Contabilidade dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual com a finalidade de assegurar o cumprimento do dispositivo constitucional que obriga todos que utilizam recursos públicos a prestar contas à sociedade.  

Ainda seguindo a tendência da nova gestão, que é a desburocratização e modernização dos procedimentos internos da CGE, todos os processos da prestação de contas foram digitalizados e se encontram no acervo digital da instituição.