Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O presidente da Fundação Unirg, Sávio Barbalho, reuniu na manhã desta quinta-feira, 7, com o advogado da Associação do Professores Universitários de Gurupi (Apug), Rogério Machado, e alguns professores representantes da classe para tratar sobre a suspensão do pagamento das progressões dos servidores. 

Numa assembleia realizada pela Apug, no fim do mês de fevereiro, que contou a presença de Barbalho, um grupo de professores resolveu entrar na justiça para retomar o direto do pagamento das progressões. 

De acordo com Sávio Barbalho, o presidente da Apug, José Carlos de Freitas, solicitou para ele que antes que o grupo buscasse recurso judicial o presidente da Fundação esclarecesse a situação aos professores.  

“Pedi um prazo até junho para que os professores aguardassem. Até esse período meu objetivo é revisar e analisar a carga horária de cada professor e verificar o impacto na folha de pagamento para realizar a efetivação de cada caso. Somente a partir de então serão tomadas as devidas providencias”, explicou Barbalho.  

Barbalho acrescentou ainda que durante esse período serão analisadas também a possibilidade do reajuste das mensalidades, a recuperação de receitas e a realização de um concurso público. 

Segundo o advogado, Rogério Machado, no fim do ano passado a comissão de progressão institucional analisou a situação dos professores que concluíram mestrado e doutorado, e deferiu para que a Fundação providenciasse os pagamentos a partir de janeiro deste ano. Os professores ouviram as justificativas do presidente. 

“Diante das explicações, na próxima segunda-feira vamos reunir com o presidente da Apug, e demais professores. O reajuste salarial também é uma questão que foi prometida para ser possível de acontecer a partir de julho. Vamos levar as informações aos demais colegas, para verificarmos em conjunto a determinação que será eleita”, disse Machado.

O presidente da Fundação disse que a intenção não é coibir nenhuma iniciativa dos professores, mas esclarecer a situação atual e buscar soluções. “Caso os professores decidam por entrar na justiça, e eles ganhem a causa, eu irei acatar a decisão, porém neste momento essa pode ser uma decisão prejudicial para a Instituição”, finalizou.