Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A partir desta sexta-feira, 8, o Tocantins passa a contar com o 1º Posto de Coleta de Leite Humano, que funcionará na Policlínica de Taquaralto, e servirá como ponto de apoio do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina, ajudando a ampliar as doações de leite materno em Palmas. A inauguração acontece nesta manhã, com a presença da secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, o secretário da Saúde de Palmas, Walter Balestra, e demais autoridades.

O Governo do Estado por meio da Sesau – Secretaria de Estado de Saúde investiu aproximadamente R$ 12 mil, em equipamentos, mobiliários e material de consumo. Já o município cedeu estrutura física e recursos humanos.

Além deste investimento, a Sesau também ficará responsável por capacitar e acompanhar o trabalho dos profissionais no Posto de coleta. O Posto de Coleta contará com uma equipe apta para orientar as gestantes sobre aleitamento materno, ou seja, apoio para as mães que querem amamentar e ensiná-las a retirar o seu leite para doação.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Estadual, Walkíria Pinheiro, o posto de coleta será um reforço à doação de leite, cuja necessidade atual é de 11 litros diários para alimentar os 41 bebês atualmente internados no Hospital e Maternidade Dona Regina.

O Posto de Coleta é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins e a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, e está vinculado tecnicamente ao Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina, o qual realizará o processamento do leite coletado no posto.

Este é o 1º Posto de Coleta no Estado que foi autorizado pela Rede Brasileira de Banco de Leite Humano do Ministério da Saúde. O Tocantins terá dois Postos. (Ascom Sesau)