Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, anunciou  nesta sexta-feira, 8, a inclusão da Hidrovia Tocantins no PAC e a previsão de início das obras para o próximo ano em coletiva na casa da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), ao lado do governador Siqueira Campos e  do representante do Banco de Desenvolvimento da China.

O anúncio foi feito depois de Figueiredo sobrevoar a UHE Lajeado e parte do traçado da Hidrovia do Tocantins na manhã desta sexta, 8, juntamente com a senadora Kátia Abreu, governador Siqueira Campos e o representante do Banco de Desenvolvimento da China,Weidong Zhou. Eles demonstraram, em coletiva à imprensa, que a Hidrovia Tocantins pode se transformar em realidade dentro de um ano. A projeção foi feita pelo próprio presidente da EPL que anunciou a licitação das obras e da concessão administrativa ainda este ano. 

A senadora Kátia Abreu, que tem se dedicado à implantação da hidrovia há mais de dez anos, comemorou a inclusão do projeto da hidrovia no PAC e a disposição de investimento do Banco de Desenvolvimento da China.

O projeto será realizado no sistema de concessão administrativa, onde uma empresa privada executará, administrará o projeto e receberá do Governo Federal pelo período concedido. A previsão de finalização dos estudos necessários é para junho deste ano e até setembro os editais para licitação devem ser abertos. Segundo Figueiredo, serão construídas duas eclusas, obras que viabilizem a navegabilidade do Rio Tocantins e construção de portos, de forma gradativa, a partir do início de 2014.

Kátia Abreu destacou que a hidrovia é de fundamental importância para que o Tocantins tenha competitividade para exportar sua produção e para a integração da região conhecida como MAPITOBA – Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. A previsão de investimento é de R$ 3,5 bilhões. “A hidrovia é a forma mais barata de escoar a nossa produção. Um navio puxando quatro balsas substituem 86 vagões de trem de 70 toneladas e 172 carretas bitrem de 35 toneladas. Teremos competitividade para exportar os nossos produtos”, diz a senadora. 

Kátia ainda destacou que a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) irá apresentar ao Governo Federal estudos para dobrar a área irrigável nos próximos 10 anos, forma de aumentar a produção sem desmatamento. O Tocantins tem uma área irrigável de 4 milhões de hectares.

O governador Siqueira Campos ressaltou que as obras de logística são fundamentais para o desenvolvimento econômico e para a geração de empregos no Tocantins e afirmou ter expectativas de exportar minérios, carne do boi verde, soja beneficiada, arroz, milho, feijão, suínos e peixe.