Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima

Uma comissão da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) recebeu, nesta última quinta-feira (14), representantes das aldeias Xerente para tratarem de demandas da comunidade escolar da região. Os caciques e pais de alunos solicitam a troca do gestor do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix) Warã, Paulo Waikarnase Xerente. Eles pedem a substituição do atual diretor por Valteir Tperêfu Xerente.

De acordo com o cacique da Aldeia Paraíso, Adão Wdêrêhu Xerente, o motivo da solicitação é a melhoria da gestão escolar, e por consequência, o avanço na qualidade da educação ofertada no Cemix Warã. “Isso não caracteriza uma imposição nossa. Sabemos que o Governo, assim como nós, quer o melhor para nossas crianças”, destacou o cacique.

O secretário de estado da Educação, Danilo de Melo Souza tranquilizou os indígenas e se comprometeu em buscar a resolução para a situação nos próximos dias. “Irei levar ao Governador as reivindicações apresentadas, mantendo o diálogo aberto e tentando resolver esse impasse”, esclareceu Danilo. Ele lembrou ainda que o Governo do Estado prima pela igualdade da educação entre estudantes da cidade, da zona rural e indígenas e tem se empenhado para que isso se torne uma realidade. “Já entregamos várias escolas, mobiliário, equipamentos, fizemos mudanças no currículo, investindo forte em tecnologia para que os alunos das escolas indígenas sejam tão bem atendidos quanto os das cidades”, enfatizou.

Danilo de Melo propôs a implantação da gestão compartilhada no Cemix  com um grupo que terá a missão de auxiliar o diretor, contribuir para a evolução do ensino nas unidades escolares e para a melhor aplicação dos recursos públicos destinados à escola.

Para dirimir as questões relativas às escolas indígenas, a Seduc também adotará uma nova forma de atendimento às unidades de ensino, que não mais serão feitas por meio das Diretorias Regionais de Ensino, mas com um canal direto com a pasta, além da realização de fóruns bimestrais com a participação dos índios, Seduc, Ministério Público, Funai e a prefeituras.

“Aprendemos o valor da democracia e vamos aguardar o prazo que o secretário pediu. Temos que lembrar também os avanços que temos recebido no transporte escolar, com as novas disciplinas que foram inseridas e que vão ajudar a fortalecer nossa cultura. O secretário é mesmo um grande líder, que sabe ouvir e não toma decisões precipitadas. Só temos que agradecer o empenho do Governo e a compreensão com nosso povo. Sabemos que nossa solicitação será atendida”, enfatizou Lázaro Calixto Xerente, um dos pais presentes.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Osires Damaso, acompanhou a reunião e considerou positivos os encaminhamentos tomados. “A reivindicação dos caciques é válida e o trabalho da Seduc tem sido feito com muito zelo valorizando as tradições e a cultura indígena. Todos estão cientes de que é necessário aguardar esse prazo para que seja solucionada a troca do diretor, mas dentro da legalidade e sem precipitações”, ponderou. (Ascom Seduc)