Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Juliano Ribeiro  Presidente da Assembleia Legislativa, Sandoval Cardoso, vice-governador do Estado, João Oliveira, e a presidente do Tribunal de Justiça, Ângela Prudente, observam hasteamento da bandeira do Brasil, na Praça dos Girassóis Presidente da Assembleia Legislativa, Sandoval Cardoso, vice-governador do Estado, João Oliveira, e a presidente do Tribunal de Justiça, Ângela Prudente, observam hasteamento da bandeira do Brasil, na Praça dos Girassóis

Data que representa o marco da história que levou à criação do Estado do Tocantins, o Dia da Autonomia, 18 de março, foi celebrado nesta segunda-feira na Praça dos Girassóis, em Palmas, numa solenidade em que estiveram representados os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, e demais segmentos da sociedade. O Dia da Autonomia foi instituído há 15 anos e reverencia quase 200 anos da instalação da Comarca do Norte, entre 1821 e 1823.   

A solenidade teve início às 8h, quando foi hasteada a bandeira do Brasil no novo Pavilhão Nacional, de mais de 50 metros de altura e edificado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura. A programação foi aberta pelo vice-governador João Oliveira, representando o governador Siqueira Campos, e pelos presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça do Tocantins, deputado Sandoval Cardoso e desembargadora Ângela Prudente, respectivamente.   

Para João Oliveira “os sonhos de Teothônio Segurado na luta pela implantação da Comarca de Norte, entre 1821 e 1823, significam a luta pela força de um ideal de justiça social para todos, e isso está aqui representado em nosso Estado pela união, independente, dos três poderes de Estado”, disse o vice-goverador.   

O Dia da Autonomia

Fanfarras das escolas da rede pública estadual Vila União, Santa Rita de Cassía, Liberdade, Caic e Centro de Ensino Médio de Taquaralto se apresentaram na solenidade.  O Dia da Autonomia para a aluna Natália Rodrigues, 14 anos, do 9º ano da Escola Vila união, “traz a necessidade de se conhecer e saber sobre como se originou o Estado”. 

João Pedro, 12 anos, do 8º ano, da mesma escola, observa que a data tem esse significado porque representa muitas lutas. ”Isso é ótimo para a nossa história e, parabéns às autoridades e ao governador por isso tudo”, disse. A coordenadora da escola, Stela de Sousa Batista, conta que os momento cívicos são trabalhados pelos professores de História e Geografia conjuntamente com os alunos.  

O secretário estadual da Educação, Danilo Melo de Souza, destaca que o Dia da Autonomia “é um símbolo que, trabalhado com jovens e crianças enriquece o universo delas”.  

Praça dos Girassóis

A solenidade ocorreu na Ala Norte do Palácio Araguaia, no Centro Geodésico do Brasil, marcado pela Rosa dos Ventos, onde está o Monumento à Bíblia os personagens do Monumento Súplica aos Pioneiros. 

Após a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar do Tocantins ante o hasteamento da Bandeira Brasileira, içada no novo Pavilhão, o público presente assistiu ao documentário institucional sobre a Praça dos Girassóis, que mostra os monumentos cívicos, históricos, culturais, paisagísticos do local. O vídeo também fala dos bens e acervos que contêm para enriquecer a história tocantinense, os quais boa parte deles a população nem sempre tem conhecimento do que significam para a vida do Estado e do País. (ATN)