Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Os secretários municipais de Assistência Social do Estado se reuniram para definir a nova composição do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Tocantins (Coegemas) nesta quinta-feira, 21 de março, no auditório da Secretaria Estadual do Trabalho e da Assistência Social (Setas), em Palmas.

O Colegiado tem por finalidades lutar pela autonomia dos municípios; congregar os gestores municipais de assistência social, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiência social a nível estadual; atuar de todas as formas para garantir o cumprimento da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas); o direito da população às ações e serviços de assistência social.

Segundo a coordenadora da Câmara Intergestora Bipartite (Cib) Setas, Aurora Moraes dos Santos Silva o Coegemas é fundamental para consolidação da política de assistência social e completa: “Todas as instâncias de discussão previstas na Loas são importantes para o fortalecimento da política de assistência e o resultado disso será uma melhor oferta de serviços à população”.

A nova presidência do Colegiado tem representantes de todas as regiões do Estado e foi eleita por unanimidade. Para a presidente, Sonja Costa, que é secretaria Municipal de Assistência Social de Aliança do Tocantins a reestruturação do Colegiado é uma conquista e afirma: “As mudanças na Assistência Social em nível nacional rompem com a cultura assistencialista, ainda muito arraigada. Para nós o Coegemas é uma oportunidade dos secretários municipais, principalmente os novos, tirarem dúvidas, exporem suas necessidades e lutarmos para a consolidação dessa nova política de assistência nos municípios”.

Além da eleição do Coegemas os secretários municipais participaram da 59ª reunião da Cib que debateu o regimento interno da entidade e apresentou informes a cerca do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Tocantins sem Miséria).

Composição da diretoria do Coegemas

Presidente: Sonja Costa – Aliança do Tocantins
Vice-Presidente: Divina Herly - Colinas
1º Secretário: Geiziane – Monte do Carmo
2º Secretário: Alessandra – Jaú do Tocantins
1º Tesoureiro: Andréia - Araguatins
2º Tesoureiro: Walquiria – São Salvador
5 (cinco) Conselheiros Fiscais:
1.Claudinéia – Nova Rosalândia
2.Marilene – Novo Alegre
3.Denise - Natividade
4.Cleomar - Araguaína
5.Danila – Novo Jardim
1º Suplente: Beatriz - Palmerantes
2º suplente: Daniel – Couto Magalhães
3º suplente: Meirilene - Juarina
4º Suplente: Socorro - Pium
5º suplente: Maria Analíce - Combinado