Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Sindicato dos Profissionais em Educação Física no Estado do Tocantins (Sinpef) repudiou com veemência, a extinção do cargo de Assessor de  Currículo dos Profissionais em Educação Física, e ainda a indicação de profissionais de outras áreas para assumirem cargos da área na estrutura das Diretorias Regionais de Ensino.  A extinção foi confirmada pela Secretaria Estadual da Administração (Secad) na última quarta-feira, 20.

Segundo a secretaria, a extinção se deu na Medida Provisória nº 01, que trata da reforma administrativa, editada pelo governador Siqueira Campos (PSDB), em fevereiro. “Essa MP é, na verdade, um grande arranjo político de um governo que dá com uma mão e tira com a outra”, apontou o presidente do sindicato, Luciano Lucas.

A entidade alega que a Educação no Estado, de forma geral, é uma das grandes prejudicadas com o ato de extinguir as Assessorias de Currículos. “Essa medida deixa a educação mais ‘capenga’ e a faz ‘caminhar para trás’”, avalia.

Ainda segundo o sindicato, ao reconhecer que um novo cargo foi criado devido à realização dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e, ao mesmo tempo, dizer que a função pode ser exercida por profissional de qualquer área, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) expõe  a falta de compromisso de alguns setores do governo do Tocantins com a área da educação, bem como com seus servidores. “Nomear servidores de outras áreas para o exercício de funções específicas é no mínimo uma incoerência”, pontuou.

O sindicato ainda reage à alegação da secretaria de que a prioridade é manter os professores de educação física nas escolas ministrando aulas e treinamentos para os Jets para evitar o déficit  dos referidos profissionais nas unidades de ensino. Segundo o Sinpef, os déficits são frutos “de ações mal planejadas” do governo, pois, segundo a entidade, no último concurso público realizado para o quadro da Educação o Executivo, por meio da Secretaria da Administração (Secad), eliminou o cadastro de reserva com mais de 300 integrantes aprovados, sendo que o mesmo poderia ser prorrogado por mais dois anos.