Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Vigilância Sanitária do Tocantins emitiu comunicado a todos os coordenadores de Vigilâncias Sanitárias Municipais informando sobre a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e consumo dos produtos com soja, da marca Ades (linha de produção TBA3G).

A resolução da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa foi publicada no Diário Oficial da União, do dia 18 de março. Os lotes suspensos apresentavam as iniciais AG dos produtos com soja da marca Ades.

“A medida foi adotada pela Agência baseada no principio da precaução, uma vez que se fazem necessários maiores esclarecimentos e comprovação da empresa sobre a magnitude do problema da linha de produção TBA3G” explica o diretor da Visa-TO, Ullannes Passos Rios.

“Os municípios devem inspecionar e notificar os estabelecimentos comerciais sobre a retirada dos produtos e evitar a exposição direta ao consumidor” orienta a coordenadora de alimentos e toxicologia da Visa-TO, Vanessa Costa. No entanto os produtos podem ser mantidos em estoque pelos comerciantes, “porque a resolução não é uma decisão conclusiva, essa medida de suspensão é uma medida de precaução” esclarece.

Ainda segundo a resolução, não estão incluídas na suspensão as embalagens de 200 ml e 330ml fabricadas pela empresa. Podendo ser comercializadas e consumidas normalmente.

A Anvisa recomenda que os consumidores que ingeriram os produtos procurem atendimento médico em caso de queimadura e outros sintomas.