Uma vaga de emprego lançada pela empresa de cerveja irlandesa Guinness atraiu a atenção de muitos, quando divulgada na internet, há uma semana. Trata-se de uma oferta para um “profissional da cerveja”, como foi anunciada no Facebook, pela própria sucursal da Guinness em Lisboa, Portugal.
Entre os requisitos estipulados para os candidatos, estão: “beber cerveja de forma responsável, ter idade igual ou maior de 19 anos e apresentar disponibilidade para viajar. O candidato que conquistar a vaga terá que cumprir as funções de visitar bares, degustar as bebidas da marca e ainda aprender a história e os rituais da Guinness, numa viagem à Irlanda, para relatar e compartilhar a experiência nas redes sociais. O salário oferecido está em torno de R$ 3.750.
A divulgação já despertou o interesse de mais de 6 mil pessoas. Entre os candidatos está Juliana Lopes, jornalista tocantinense, natural do município de Guaraí, que já morou na Irlanda por pouco mais de 3 anos, para estudar Inglês. De volta ao Brasil há exatamente um ano, Juliana vive em Palmas e afirma sentir falta do estilo de vida experimentado no país, que incluía, entre outros hábitos, a ida frequente a pubs: “É impossível não se entregar à atmosfera de um original pub irlandês. Nele, você encontra um ambiente aconchegante, com excelente música, pessoas amigáveis e ótima bebida. É o que eles chamam de “craic” e a Guinness representa tudo isso. É por isso que ela é considerada a cerveja mais emblemática do mundo, declara.
Apesar dos requisitos serem considerados simples, disputar uma vaga para exercer o “emprego dos sonhos” requer a participação e o esforço contínuo dos interessados, uma vez que estes só poderão realizar suas inscrições, após receberem indicações de amigos no Facebook. Em busca de apoio dos contatos na rede social, a candidata Juliana afirma que organiza sua campanha com a ajuda da irmã, publicando o apelo diariamente aos amigos de forma criativa: “Procurar por um profissional da cerveja foi uma tática de mestre da Guinness para divulgação da marca nos países que têm o Português como idioma oficial. O processo de indicação requer que todos curtam a página da empresa e quem quiser essa vaga, terá que utilizar estratégias tão inteligentes como essa, ou seja, vai ter que agir como um social media de verdade, explica.
Sobre a Guinnes
A cerveja irlandesa Guinness herdou esse nome do seu criador, Arthur Guinness, que começou a produzi-la há quase 300 anos, em 1759. Produzida em 55 países e comercializada em 155, a bebida possui 80% de participação no mercado mundial de cerveja preta. Ao redor do mundo, 170 mil pubs consomem 10 milhões de copos (pints) de Guinness diariamente, o que confere ao legado de Arthur a posição de sexta maior cervejaria do mundo, alcançando o total de 2,7 bilhões de litros de cerveja vendidos por ano.
Como indicar
Quem quiser indicar Juliana à vaga poderá fazer isso curtindo a página da Guinness Portugal, no facebook. A página divulga a tag “profissional da cerveja” onde os participantes poderão acessar a ficha de indicação e preenchê-la com o nome e e-mail da candidata (Juliana Lopes, Juliana.mlopes@hotmail.com). O procedimento é gratuito. https://www.facebook.com/GuinnessPortugal?ref=ts&fref=ts