Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de aproximar-se cada vez mais do produtor rural, estudantes e instituições ligadas ao meio rural, além de levar a estes informações sobre pragas na cultura da soja e a raiva dos herbívoros, o governo do Tocantins, por meio da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, realizou no último sábado, 6 de abril, na Fazenda Cinzas, no município de São Valério, a 268 quilômetros de Palmas, um dia de campo que contou com a participação de mais de 300 pessoas.

No evento estiveram presentes: o secretário estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, o prefeito de São Valério, Jaime Cassoli, vereadores, alunos do Pronatec de Gurupi e do Colégio Agrícola de Natividade, servidores da Adapec da regional de Gurupi e produtores rurais.

Para o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar, com a realização do dia de campo, a Agência está proporcionando aos produtores rurais e estudantes uma integração entre o governo e a comunidade. “Temos um papel de fiscalização, mas prezamos antes de tudo pela orientação, através de uma educação sanitária que permita ao homem campo, um conhecimento correto, seja no plantio, manejo, transporte de seus produtos ou na proteção ao rebanho, para que este venha ter êxito e lucro em suas propriedades.”

Já o secretário da Agricultura, Jaime Café destacou o trabalho da Agência no serviço de defesa e sanidade no Estado. “O trabalho de orientação feito pela Adapec é fundamental para que o Tocantins continue produzindo com qualidade e gerando lucros e emprego.”

O prefeito Jaime Cassoli também reforçou a parceria entre governo e prefeitura na realização do dia de campo e afirmou que o município aposta no agronegócio para desenvolver, pois possui uma extensa área agricultável.

O proprietário da Fazenda Cinzas, o senhor Wilmar Fucks, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Adapec no município de São Valério, por meio da unidade local. “Quero agradecer a Adapec pela parceria e por proporcionar em minha propriedade este dia de campo.”

Palestras

Na palestra sobre a raiva dos herbívoros, proferida pelo responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, José Emerson Cavalcante Gomes, ele abordou o ciclo da raiva, os tramissores, como ela é transmitida para o homem, os locais onde pode encontrar os morcegos hematófagos, apresentou os meios de capturas, controle populacional e alertou os produtores sobre a vacinação. “A vacina dos animais é a única forma eficaz de prevenir e proteger seu rebanho da doença,” disse Emerson.

O diretor de Defesa e Sanidade Vegetal, Luis Henrique Michelin, abordou a palestra pragas da soja e destacou em sua fala, as diversas pragas que atacam as lavouras, como a ferrugem da soja, porém, alertou os produtores sobre uma nova praga que está atingindo as lavouras e que ainda não possui um controle, a chamada lagarta do algodão. “Este é o nosso desafio de junto com os produtores rurais estabelecer uma parceria para o combate desta praga.”

Entrega de Certificados

Ainda durante o evento foram entregue 40 certificados para estudantes e agricultores que fizeram o curso de manejo e aplicação de vacina contra brucelose, para formação de auxiliares de vacinadores. O curso foi oferecido pela Adapec em parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.