Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após a realização do processo seletivo para músicos, cujo resultado foi divulgado no mês de março, a Orquestra Sinfônica dos Girassóis retomou a rotina de ensaios. Nesta última segunda-feira (8), os integrantes se reuniram para um treino extra, realizado na Secretaria Estadual da Educação.

A primeira orquestra sinfônica do Tocantins, conta agora, com 70 integrantes que têm idade entre 10 e 25 anos e são estudantes das redes públicas e particulares da capital. Como incentivo, os jovens recebem também do Governo do Estado bolsa-auxílio de R$ 200,00 mensais.  

O talento dos jovens tocantinenses vem recebendo o reconhecimento traduzido em muitos convites para apresentações no Tocantins e em outros estados. A próxima demonstração da Orquestra dos Girassóis acontece no próximo dia 13, no Concerto Sesc Partituras, que acontece em Palmas.

Apesar da proximidade do concerto e da adaptação dos novos músicos, o maestro Bruno Barreto, está confiante de que a apresentação será um sucesso. “As primeiras semana de ensaios são mais difíceis porque eles estão vindo de dinâmicas diferentes, em igrejas, bandas, mas todos são muito talentosos e estão se adaptando com uma facilidade muito grande à essa nova realidade. Tenho certeza de que estarão prontos para esse evento tão importante”, enfatiza.

Kaik Castro foi um dos aprovados na seleção da Orquestra Sinfônica, segundo ele fazer parte do projeto pioneiro no Tocantins “é uma honra”. O músico toca o “fagote”, instrumento mais grave da família dos sopros. “Participar dessa primeira formação é um incentivo pra qualquer músico. Fico feliz em ter sido escolhido para integrar a Orquesta Sinfônica dos Girassóis e por estar me preparando para esse grande concerto que é o Sesc Partituras”, destaca o estudante.

O Sesc Partituras, realizado nacionalmente, é um projeto sem fins lucrativos, que tem como objetivos preservar, difundir e democratizar o acesso ao patrimônio musical brasileiro. Todas as obras apresentadas nos concertos têm suas partituras disponibilizadas integralmente na página do Sesc.