Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) planeja abrir, ainda neste ano, 105 oportunidades de emprego para egressos do sistema prisional. As vagas serão preenchidas após a capacitação dessa mão de obra. O número foi informado em ofício encaminhado pela empresa ao Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Serão beneficiados os presos assistidos pelo Programa Começar de Novo. Criado pelo CNJ em 2010, a iniciativa visa à ressocialização de detentos, com a inserção deles no mercado de trabalho.

O ofício dos Correios foi uma resposta a outro enviado à empresa pelo juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador do DMF, Luciano Losekann. No documento, o magistrado requeria informações sobre a situação do Termo de Cooperação Técnica 19, assinado pela ECT e o Conselho em novembro do ano passado. Pelo acordo, a Empresa de Correios e Telégrafos havia se comprometido a capacitar e contratar um total de 800 detentos do regime semiaberto e aberto para trabalhar em suas unidades administrativas existentes no País.

No ofício, a ECT explicou a situação do acordo. “Esclarecemos que os Correios iniciaram as tratativas para a assinatura de termo de cooperação com o Ministério da Justiça a fim de obter vagas oferecidas pelo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, para os participantes do Começar de Novo nos Correios”, disse a empresa no ofício. “A previsão é que em 2013 sejam inseridos 105 apenados no novo modelo, com capacitação nos cursos profissionalizantes”, acrescentou. (Agência CNJ de Notícias)