Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Cerca de 54 mil moradores do Sudeste do Tocantins serão beneficiados pelas obras de reconstrução da malha viária da região que cerca as divisas com os estados da Bahia e de Goiás.

Um convênio entre o Governo do Estado e o Exército Brasileiro vai possibilitar a reconstrução de 210 quilômetros nas TOs 040 e 110. A obra irá melhorar o tráfego entre as cidades de Dianópolis, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus, Taguatinga, Aurora, Lavandeira, Combinado e Novo Alegre. A obra deve ser entregue no final de 2014.

A expectativa do Governo é a de que o convênio com a corporação possa ser assinado em 45 dias. “Todos os levantamentos foram feitos pelo Exército e eles têm 60 dias para que haja a mobilização do trecho com início definitivo das obras em 90 dias”, ressaltou o presidente da Agência de Máquinas e Transporte do Estado do Tocantins (Agetrans), Kaká Nogueira.

De acordo com ele, o Governo pretende investir R$ 38 milhões nessa obra. O montante é proveniente de um financiamento obtido junto ao Banco do Brasil. “Nós negociamos com o Exército, não só o valor, mas também o prazo para execução; e tudo saiu conforme as nossas expectativas”, disse ele.

O presidente também destacou que a parceria com o Exército vai gerar economia para os cofres públicos. “O Governador nos orientou a buscar a forma mais rápida, eficiente e barata para a execução do serviço. Como o Exército não visa lucros, o Estado ganhou em termos de economia”, observou.

A recuperação do trecho faz parte de um trabalho governamental que visa o fortalecimento do sistema logístico tocantinense. A reconstrução irá facilitar o escoamento da produção da região considerada a nova fronteira agrícola do País e que compreende as divisas entre os Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, conhecida como MAPITOBA.

O presidente explicou que o Governo já vem trabalhando na recuperação da malha viária do Sudeste. “Os trechos degradados estão sendo reformados desde o mês passado, ao todo  serão investidos R$ 4 milhões de reais com os serviços paliativos”, finalizou. (ATN)