Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 30, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Borges da Silveira, recebeu o Colar do Mérito Industrial Farmacêutico Cândido Fontoura 2013 e certificado comemorativo personalizado em São Paulo. O reconhecimento nacional é referente às atividades que Borges da Silveira desenvolveu quando foi ministro da Saúde em 1987 e até hoje recebe destaque pelos resultados positivos.

Borges da Silveira é o 1° ex-ministro da Saúde a ser homenageado pelo Sindusfarma. No discurso de encerramento da 5ª edição de Outorga do Colar de Mérito Industrial Farmacêutico Cândido Fontoura, o secretário ressaltou as principais ações desenvolvidas e a criação e implantação do Sistema Único de Saúde.

Para o secretário, a homenagem reafirmou os resultados positivos de suas ações. “Saber que a maioria das nossas ações está em continuidade, prova que fizemos o certo. Assim como o Sistema Único de Saúde (SUS) hoje é reconhecido como o melhor sistema de saúde público”, enfatizou.

Foram homenageados também o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Aparecido Barbano, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Ações desenvolvidas

Entre as ações do ex-ministro destacam-se a criação do boneco Zé Gotinha, que contribuiu para a erradicação da poliomielite; combate ao fumo, com a criação da frase: “Ministério da Saúde adverte: Fumar é prejudicial à saúde”; e a criação da rede de Hemocentros para o controle das transfusões de sangue no Brasil.

A homenagem é uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), com apoio de empresas parceiras, que se associam à homenagem pública de renomados líderes empresariais da indústria farmacêutica atuantes no Brasil.