Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Administração (Secad) implanta, a partir deste mês de maio, um novo sistema para processamento da folha de pagamento dos servidores públicos do Governo do Tocantins.

O Estado vai substituir o Sigesp - programa adotado ainda em 1995, por um outro sistema mais atual de gestão do capital humano para o setor público, que gera automaticamente a folha de pagamento.

De acordo com o assessor técnico da Administração, José Ribeiro Neto, com a implantação do Ergon a tendência é a automatização de atividades rotineiras e repetitivas, o que possibilita a redução de erros e incremento de produtividade.

“Teremos maior capacidade de conduzir com mais eficiência um plano de carreira ou um recrutamento interno”, exemplifica Ribeiro acrescentando que, com um sistema de gestão de RH mais atualizando, o custo do serviço é reduzido e melhora a eficiência, através da redução de papel e do fluxo de trabalho.

Processo

Para disponibilizar o Ergon na rede do Governo, foi preciso contratar, via licitação, uma empresa para realizar a implantação do sistema. O trabalho de instalação da nova ferramenta terminou no mês passado.

De acordo com o secretário da Administração, Lúcio Mascarenhas, com a mudança do sistema o órgão espera o aumento na velocidade de resposta das atividades de Recursos Humanos, facilitando agilidade na tomada de decisões por parte dos gestores. “O programa estava à disposição do Estado para ser utilizado desde 2006. Assim que assumimos o Governo, fomos atrás para saber todos os passos para sua implantação. Treinamos o nosso pessoal, licitamos a empresa que instalou o programa e agora vamos usá-lo”, pontua Mascarenhas.

Mascarenhas deu alguns exemplos das ferramentas que o novo sistema fornece, como o modelo de recrutamento e seleção de pessoal, que vem sendo utilizado para os novos servidores por meio do link do Banco de Talentos, disponibilizado no site da Secad.

Outro ponto importante destacado pelo secretário é a uniformidade da informação repassada. Com o sistema, todo e qualquer funcionário, independente de nível hierárquico ou localização geográfica, terá acesso à mesma informação, aos mesmos recursos, a exemplo de treinamentos.