Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde


Encerra-se na sexta-feira, 10 de maio, a campanha de vacinação contra gripe. Em Palmas, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 14.390 pessoas (54,47%) estão imunizadas. A meta da campanha é vacinar 80% dos grupos prioritários, estimados em cerca de 26 mil pessoas.

Segundo a coordenadora municipal de vacinação, Juliana Araújo, a vacina oferece imunidade contra três subtipos de vírus influenza.

O secretário municipal da Saúde, Walter Balestra, faz um chamamento à população que compareça à Unidade de Saúde mais próxima para se vacinar e garantir imunidade contra as formas mais graves da gripe, como a pneumonia.

Quem pode se vacinar?

Podem se vacinar gestantes, idosos, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, crianças a partir de seis meses até menores de dois anos e portadores de doenças crônicas, como cardiopatas, portadores de diabetes, doenças respiratórias, renais, hepáticas, neurológicas, imunodeprimidos e obesos em grau III.

Onde ir?

Para se vacinar basta levar caderneta de vacinas e identidade ou certidão de nascimento em mãos e se dirigir a qualquer Unidade de Saúde da Família (USF) ou Policlínica da Capital.

Segundo a coordenadora municipal de imunização, Juliana Araújo, a vacina evita complicações mais graves da gripe, como pneumonia. Ela alerta ainda que portadores de doenças crônicas, conforme orientação do Ministério da Saúde, devem apresentar ainda solicitação médica para receber a vacina.

Vacinados*

Crianças: 56,72%;
Gestantes: 46,72%;
Puérperas: 61,98%;
Idosos: 59,35%.

*Dados atualizados em 07 de maio de 2013
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde (Semus)