Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elson Caldas Ademir Kurisiri, diretor da Escola Temanaré, localizada na aldeia São João, no município de Formoso do Araguaia Ademir Kurisiri, diretor da Escola Temanaré, localizada na aldeia São João, no município de Formoso do Araguaia
  • Carmelita Krtidi Xerente, professora na Escola Indígena Skawe, da Aldeia Boa Esperança, localizada a 18 quilômetros de Tocantínia.

Compartilhar informações e promover debates sobre melhorias na Educação Indígena. Este é o objetivo do 1º Encontro dos Agentes Educacionais do Tocantins, que acontece nesta quarta e quinta-feira, 15 e 16, no auditório do Comando Geral da Polícia MiIitar, em Palmas. O encontro é promovido pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).

A assessora da Diretoria da Diversidade da Seduc, Orcidália Martins Feitosa, explica que este é o primeiro encontro promovido pela Secretaria, cuja meta é aproximar os agentes educacionais da Pasta. “Nosso objetivo é socializar as ações que a Secretaria promove na busca pela melhoria do ensino e aprendizagem nas escolas, em especial nas escolas indígenas”, explica.

Orcidália acrescenta que neste primeiro dia do evento as palestras serão voltadas as aspectos administrativos das escolas. Já na quinta-feira, o foco serão as ações pedagógicas. “No segundo dia do evento apresentaremos todas as ações que a Seduc visa implementar ao longo de 2013 para as escolas indígenas”, afirma.

Debater para fomentar

Para a educadora Carmelita Krtidi Xerente, professora na Escola Indígena Skawe, da Aldeia Boa Esperança, localizada a 18 quilômetros de Tocantínia, o encontro está sendo de muita relevância, pois contribui para melhorar sua formação. “Cada vez que a gente se reúne em um encontro é muito importante, pois a gente adquire vários conhecimentos, ainda mais que aqui tem várias etnias. Isso é muito bom para enriquecer a educação dos povos indígenas”, declara. Carmelita conta que leciona para 12 crianças indígenas entre 6 e 12 anos.

O diretor da Escola Temanaré, Ademir Kurisiri, localizada na Aldeia São João, no município de Formoso do Araguaia, conta que na escola em que trabalha são atendidos 113 estudantes indígenas do primeiro ano do ensino fundamental até o primeiro ano do ensino médio. Ademir diz que as informações obtidas por meio do encontro serão de fundamental importância para o melhor desenvolvimento das atividades na escola, inclusive na captação de recursos. “Temos 113 alunos e desenvolvemos atividades diversas oferecendo material escolar e merenda, e este encontro ajudará a melhorar a questão da dificuldade que temos em obter recursos”, acrescenta.

Programação

O encontro reúne cerca de 110 pessoas, dentre gestores e professores de 91 escolas indígenas do Estado e segue até esta quinta-feira, 16, com atividades durante todo o dia. No período da manhã, ás 8 horas, deve ocorrer a apresentação do coral da Faculdade Católica do Tocantins e logo em seguida as palestras “Orientações sobre o Programa mais Educação”, “Orientações sobre a Instrução normativa da Educação Indígena” e “Orientações sobre a Proposta de alfabetização”.