Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Ademir dos Anjos  Palmas nos dias de hoje, atraindo grandes empresas e novas oportunidades de emprego e renda para a população Palmas nos dias de hoje, atraindo grandes empresas e novas oportunidades de emprego e renda para a população
  • No início, muitos desafios foram enfrentados por quem apostou na cidade para investir e crescer

Em 24 anos, a mais nova capital do Brasil é marcada pelo desenvolvimento econômico, impulsionada por ações de governo e expectativas de bons negócios em um mercado em ascensão. Estrategicamente posicionada no centro geodésico do Brasil, Palmas foi planejada pensando em atrair grandes investimentos. Desde o início, em 1989, este foi um dos motes para o desenvolvimento da Capital do recém criado Tocantins, garantindo geração de emprego e renda.

Foi nos últimos anos, no entanto, depois da estruturação das quadras e setores, que Palmas vem experimentando seu ponto alto no desenvolvimento econômico, com a atração de novas empresas. Grandes franquias chegaram e novos negócios vão sendo registrados diariamente na Junta Comercial do Estado (Jucetins).

Conforme números da Jucetins, desde 2011 foram abertas mais de 8,3 mil novas empresas na capital, possibilitando novas oportunidades de emprego e arrecadação tributária que impulsiona a economia municipal e estadual. Das áreas de atuação no setor privado, a prestação de serviços foi a que mais atraiu empreendedores, com cerca de 45% das empresas cadastradas desde 2011. O comércio representa uma média de 35% e a indústria, 20%.

Segundo dados do Serviço Nacional de Emprego (Sine), somente em 2013 foram empregadas mais de cinco mil pessoas através do cadastro na entidade. Na capital, os dois postos de atendimento do Serviço Nacional de Emprego atendem a uma demanda de quase 40 mil pessoas (dados de 2012).

Com empreendimento na capital desde 1994, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Fabiano do Vale, viu a pequena loja de parafusos se desenvolver com a cidade e atingir status de uma das maiores nos dias de hoje. Com atuação diversificada, o empresário destacou que a mais jovem capital do Brasil foi a cidade que lhe deu oportunidade de crescimento profissional. “Realmente é uma cidade promissora, que tem oportunidades para muitas pessoas. Para quem teve persistência, houve oportunidades de trabalho”, completou.

Ações de Governo

Por parte do Governo do Estado, ações de incentivo e atração de novos empreendimentos facilitam o acesso de empresários e permitem que empregos sejam gerados para a população. Recentemente, o governador Siqueira Campos assinou o termo de cooperação para a instalação do setor industrial da 512 sul, beneficiando dezenas de empresários. Ao todo serão investidos nas obras mais de R$ 2,7 milhões.

Além disso, de acordo com André Pugliese, Diretor de Planejamento e Empreendimentos Estratégicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), as ações do Governo são voltadas para duas dimensões de trabalho, como ações para o dia-a-dia; e ações maiores de investimento e atuação direta ou indireta da gestão.

Atualmente um dos principais programas de divulgação do Tocantins para os investidores do Brasil, o Brasil no Tocantins divulga as potencialidades econômicas e a logística do Estado com o objetivo de atrair investidores e oportunidades de negócios. O encontro com os empresários também oferece a oportunidade para realização de rodadas de negócios e discussões mais específicas sobre as dúvidas e questionamentos de cada empresário e autoridade local. 

Central logística

Aproveitando a localização privilegiada da capital, a instalação do terminal de cargas no Aeroporto Lysias Rodrigues colocará Palmas definitivamente no roteiro das grandes transportadoras multinacionais. “Com este terminal, Palmas será a referência em logística de cargas do Brasil”, afirmou o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos.

Além disso, os entornos do pátio multimodal da Ferrovia Norte-Sul receberão investimentos em infraestrutura, por parte do Governo do Estado, para atrair novos empreendedores e complementar o desenvolvimento econômico gerado pela chegada de grandes empresas, como a BR Distribuidora, da Petrobras. “Já estamos implementando a fase de estudos para trabalharmos o entorno do pátio da Ferrovia”, disse Pugliese. (ATN)