Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Wlademir Filho

Foto: Wlademir Filho

A Comunidade Junina de Palmas (COJUPA) e a Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (FEQUAJUTO) abrem oficialmente o São João do Brasil, com a realização da Primeira Etapa do V Circuito Junino de Palmas. O Circuito Junino tem por objetivo, levar aos quatro cantos da Capital tocantinense as belas apresentações dos grupos locais e a partir das apresentações, classificar cinco grupos para representar a cidade do concurso Estadual.

A primeira etapa foi realizada na quadra de esportes do setor Sul, bairro localizado na região Sul da Capital e teve por organizador a quadrilha Pizada da Butina e contou com a presença do prefeito em exercício Marjor Negreiros e do presidente da Fundação Cultural de Palmas, Luiz
Teixeira. O concurso foi realizado nos dias 18 e 19 de Maio e contou com a participação de 13 grupos, Cafundó do Brejo, Caipiras do Borocoxó, Caipiras do Cangaço, Coronéis da Sucupira, Estrela do Sertão, Girassol do Cerrado, Pizada da Butina, Raízes do meu Tocantins, Arrasta Pé do Liberdade, Caipiras do Sertão, Fogo na Cumbuca, Paixão Junina, Nação Junina.

Nesta primeira etapa o que ficou nítido, foi o profissionalismo dos grupos do Tocantins, que cada vez mais buscam se igualar ao nível dos grandes grupos juninos. Com o tema “Retirantes” a quadrilha Junina Caipiras do Borocoxó conquistou a primeira etapa, levando para arena de forma alegre e ao mesmo tempo emocionante a história de tantos nordestinos que buscam prosperidade em terras distantes. Seguida pela quadrilha Cafundó do Brejo que levou a arena o tema em homenagem aos seus 20 ano de História e em terceiro lugar a quadrilha Pizada da Butina surpreende o público com o tema que homenageou o Mestre Vitalino, Com o tema: Mestre Vitalino, Devagar que o Santo é de Barro. Segue classificadas para o Estadual até o momento as quadrilhas Arrasta Pé do Liberdade e Girassol do Cerrado.

Os casais de noivos e rainha também foram avaliados, nestes quesitos a quadrilha Caipiras do Borocoxó também se destacou. O casal de noivos Gilberto Costa e Natália Lima foram eleitos o melhor casal de noivos e a Rainha Junina Nádya Costa também foi coroada na primeira etapa do Circuito Junino de Palmas. Foi ainda premiado o Marcador da Quadrilha Junina Cafundó do como melhor marcador da 1ª Etapa do Circuito.

A próxima etapa será realizada no Setor Santa Bárbara, nos dias 01 e 02 de Junho. Ao todo serão quatro etapas que definirá os cinco classificados para o concurso estadual através do somatório de pontos.