Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou nesta última quarta-feira, 22, um requerimento encaminhado pelo deputado Osvaldo Reis (PMDB) solicitando a realização de uma audiência pública para debater os problemas nas ferrovias brasileiras. O parlamentar solicitou a convocação do presidente da Valec, empresa responsável pela construção da Ferrovia Norte Sul, Josias Sampaio Cavalcante Júnior, e um representante do Ministério dos Transportes, para prestar esclarecimentos acerca de matéria veiculada pela imprensa referente à deficiência nas ferrovias.

Em seu requerimento, Osvaldo Reis explicou que o Brasil desperdiça bilhões com a deficiência estrutural nas ferrovias e portos. A reportagem citada se concentrou no trecho entre as cidades de Palmas e Anápolis e segundo a denúncia, há 700 quilômetros que ainda não podem ser chamados de ferrovia.

Segundo o deputado Osvaldo Reis, as evidências mostram que os trilhos estão fora dos padrões técnicos e os taludes estão sem proteção e fora das dimensões. Ele citou que o Brasil é um país continental que dispõe de grandes volumes de cargas agrícolas e minerais, não podendo prescindir de uma alternativa logística responsável nos diferentes modais, para um crescimento sustentado.

“O país produz muito, temos que estar à altura de nossas demandas e dos nossos desafios, nosso compromisso como parlamentar é a responsabilidade de esclarecer toda e qualquer denúncia”, frisou. (Assessoria de Imprensa).