Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Governo do Estado inaugurou o trecho da TO-164 na manhã desta sexta-feira, 24

O Governo do Estado inaugurou o trecho da TO-164 na manhã desta sexta-feira, 24 Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira O Governo do Estado inaugurou o trecho da TO-164 na manhã desta sexta-feira, 24 O Governo do Estado inaugurou o trecho da TO-164 na manhã desta sexta-feira, 24

Cumprindo o cronograma de obras de infraestrutura viária, o Governo do Estado inaugurou na manhã desta sexta-feira, 24, trecho da TO-164 que interliga o município de Xambioá e a empresa Votorantim cimentos. Na ocasião, o vice-governador João Oliveira, representando o Governador Siqueira Campos, anunciou que a meta é entregar, ainda, a ponte que liga Xambioá ao Estado do Pará.

De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, o asfaltamento da estrada que liga o município à fábrica, representa muito mais do que o desenvolvimento econômico e social de Xambioá. "O surgimento da Votorantim trouxe um grande desenvolvimento, mas também trouxe uma nuvem de poeira, trouxe problemas respiratórios. Estes quilômetros entregues hoje vão garantir definitivamente o desenvolvimento econômico, mas vai principalmente melhorar o que é mais sagrado, que é a vida humana", completou.

Em seu discurso, o secretário lembrou de gestões passadas de Siqueira Campos, quando o Governador interligou Xambioá a Araguaína e Ananás com asfaltamento das estradas. "E hoje, quem está trazendo asfalto novamente é o Governador Siqueira Campos", pontuou.

A prefeita de Xambioá, Sílvia Machado, fez coro com o secretário e relembrou o período pré-asfalto no município. "O hospital era sempre lotado com crianças e idosos. Nós passávamos de assentamento em assentamento e ouvíamos o povo reclamar", citou. Além disso, a gestora salientou que o asfaltamento vai beneficiar diretamente os cerca de 700 trabalhadores que dependem direta ou indiretamente do traslado Xambioá - Votorantim. "Esta obra representa o desenvolvimento do Estado começando por Xambioá", comemorou.

Votorantim

O gerente da fábrica no Tocantins, Ricardo Moura, destacou que o capeamento da estrada que liga Xambioá até a Votorantim levará qualidade de vida também para os funcionários que vivem da indústria no local. "É mais segurança para os nossos caminhoneiros que trafegam por aqui todos os dias. Vai trazer mais qualidade para a vida desses trabalhadores", destacou.

Estrada e outras obras

Na ocasião, o vice-governador João Oliveira, em entrevista concedida após o descerramento da placa, informou que a meta do Governo, depois das obras na estrada, será a construção da ponte que liga o Tocantins ao Pará. "Com muita luta conseguimos os recursos necessários para atender às demandas do nosso Estado com obras de recuperação da malha viária, de tapas buracos e construção de estradas vicinais. E esta estrada é apenas o princípio. Nós vamos construir a ponte que a população tanto necessita", disse.

Eduardo, ao comentar o assunto, frisou que o projeto está em fase avançada de estudos e os recursos necessários já estão sendo buscados junto ao Governo Federal. Na ocasião, o secretário conclamou a presidente Dilma Rousseff e o Governo do Pará para dar celeridade no processo. "Estamos com o projeto correndo de maneira avançada e acredito que em breve devemos começar as obras. Vamos erguer esta ponte. Vamos presidente Dilma, vamos governador do Pará", completou.

Ao todo, foram entregues 13,5 Km de asfalto sobre a estrada que liga o município de Xambioá à Votorantim Cimentos. O material utilizado na pavimentação foi o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), mais resistente e utilizado nas rodovias de grande tráfego de cargas pesadas. "É um asfalto especial que aguentará toda a carga que passará por esta estrada", disse.

Além disso, outra importante demanda da população de Xambioá foi anunciada pelo Governo do Estado no evento. Eduardo Siqueira Campos, em seu discurso, frisou que as obras dos 1.200 metros de pista para o aeroporto do município estão em fase de estudos. "A Agetrans já está agilizando as obras e nós vamos entregar antes do período das chuvas. A cidade de Xambioá vai ver não apenas de operação tapa-buraco. O certo é fazer estrada, dar manutenção permanente e não deixar ter buracos”.

Participações

Além do vice-governador e do secretário de Relações Institucionais, estiveram presentes prefeitos de Xambioá, e outros sete municípios, os deputados estaduais Jorge Frederico e José Geraldo, além de autoridades militares e do secretariado estadual. (ATN)