Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com foco na discussão e implementação de políticas públicas integradas entre as capitais dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins (Mapito), o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, visitou nesta última segunda-feira, 10, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior. Durante o encontro foi discutida a proposta de formalização de um movimento institucional e político voltado para melhoria dos indicadores sociais dos estados.

De acordo com o prefeito Carlos Amastha, a iniciativa visa articular políticas mútuas para o desenvolvimento dos estados. “Com essa ação conjunta nosso objetivo é articular o investimento integrado com foco no desenvolvimento econômico da região, e em setores específicos como turismo, agronegócio e indústria, além do fortalecimento da cultura. Na área social, visamos a implantação de ações para melhoria nos índices de desenvolvimento e para erradicação da pobreza que afeta grande parte da população desses estados”.

Amastha ainda destacou o desenvolvimento econômico da região e a logística integrada. “Quanto à demanda do corredor logístico da Ferrovia Norte-Sul é necessário que se agregue valores e contribua para que os produtos sejam valorizados e cresça o número de empregos e, na outra ponta, o Porto do Itaqui consiga atender a todas as cargas. Daí a importância dessas ações em conjunto. Outra sugestão de maior envergadura que temos em mente é a implantação de um parque tecnológico”, enfatizou.

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda, avaliou a elaboração de uma agenda conjunta de trabalho, focada na melhoria dos indicadores sociais dos três estados. “É uma grande ideia posta nesta primeira discussão, onde todos nós da região do Mapito poderemos construir, em conjunto, avanços a partir das potencialidades de cada um. Juntos, podemos fazer a diferença e superar as dificuldades”.

Na reunião ficou acordado que os gestores realizarão visita ao prefeito de Teresina, Firmino Filho para inserção no projeto. Outro ponto discutido foi a área do turismo e desenvolvimento de roteiros integrados, já que as capitais possuem grandes atrativos turísticos, como Jalapão (TO), os Lençóis Maranhenses (MA) e o Delta do Panaíba (PI).

Acompanharam o prefeito de Palmas, o presidente da Câmara Municipal, Major Negreiros, os secretários Tiago Andrino (Governo e Relações Institucionais), Adir Gentil (Planejamento e Gestão), André Vital e assessores. O deputado federal Waldir Maranhão e o deputado estadual Hélio Soares, ambos do PP, também participaram da reunião.