Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Nesta quarta-feira, dia 12, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) apresenta a Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece exigências de conforto e segurança em imóveis residenciais. O evento acontece às 8h, na sede do Sindicato, 201 Norte Av. LO 4 - Conjunto 3 Lote 06B.  

A indústria da construção brasileira está mudando seus parâmetros de qualidade. Trata-se de uma revolução conceitual sobre os requisitos mínimos de segurança para casas e edifícios residenciais. A NBR 15575 começa a valer em julho de 2013 e associa a qualidade de produtos ao resultado que eles conferem ao consumidor, com instruções claras e transparentes de como fazer essa avaliação. As regras privilegiam benefícios ao consumidor e dividem responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários.

“Até então, as chamadas normas prescritivas determinavam padrões para certos produtos, como eles deveriam ser feitos, em que tamanhos, etc. Agora, a norma NBR 15575 diz que níveis de segurança, conforto e resistência devem proporcionar cada um dos sistemas que compõem um imóvel: estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações. Isso é ver a casa ou edifício como um todo”, disse o presidente do Sinduscon-TO, Paulo Tavares. 

A mudança acontece em meio a um processo de expansão do mercado imobiliário no Brasil e deve funcionar como um impulso à indústria da construção, na medida em que incentiva o uso da inovação no setor. “Qualquer tecnologia pode ser usada, o importante é que a edificação atenda os parâmetros de desempenho”, explicou o presidente do Sinduscon-TO.

A NBR 15.575 traz alguns conceitos inéditos nas normativas brasileiras, como o conceito de vida útil para os sistemas. Quando adquirir um imóvel, o comprador passa a saber, exatamente, o período mínimo de tempo pelo qual cada sistema deve manter seu desempenho, desde que operados e mantidos de forma correta. A partir de agora, caso o morador verifique algum problema em sua casa ou apartamento, ele terá um critério objetivo para responsabilizar ou não a construtora ou incorporadora que lhe vendeu o imóvel. A Norma permite ainda que um engenheiro produza laudos com as especificações necessárias para uma análise técnica.

Manual

Os moradores do imóvel também terão que seguir algumas regras de uso. Toda residência construída deve possuir uma Manual de Uso, Operação e Manutenção, onde estarão indicados os cuidados e as atividades de manutenção que os usuários devem efetuar para que a vida útil projetada dos sistemas seja atingida plenamente.

Guia

No site da Câmara Brasileira da Indústria da Construção é possível ter acesso ao Guia Orientativo para Atendimento da Norma ABNT NBR 15575/2013. Tudo para colocar à disposição de consumidores e produtores de habitações um guia prático que poderá contribuir para ampliar a difusão do novo normativo por toda a cadeia produtiva da construção e o mercado imobiliário.