Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, afirmou à deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO) que dará todo o apoio necessário a um projeto de promoção de saúde da mulher. A afirmação foi no encontro da parlamentar com a ministra nesta terça-feira, 11.

Este projeto, cujo Tocantins poderá ser pioneiro, será em parceria com a Universidade Federal do Tocantins e outros órgãos como Secretarias Estaduais de Saúde e Educação. Através dos estudantes e professores dos cursos de Medicina e Enfermagem da UFT em referência a um investimento na promoção da saúde de meninas de 14 a 18 anos com foco na sexualidade e saúde sexual reprodutiva.

A proposta é capacitar os estudantes nas áreas da prevenção, diagnóstico e assistência da adolescente em doenças sexualmente transmissíveis, Aids e hepatites virais, produzir materiais educativos voltados para a informação sobre os direitos sexuais, reprodutivos, de legislação, planejamento familiar e diversidade sexual para a população adolescente.

O projeto visa, ainda, possibilitar uma bolsa auxílio para os acadêmicos participantes e permitir que os dados produzidos sejam publicados em forma de artigos, protocolos, mapeamentos e outros instrumentos de estudos.

“É um projeto que poderá contribuir de forma significativa na redução de gravidez na adolescência, uma vez que o Tocantins ainda tem um alto índice, além de trabalhar a informação em relação à sexualidade e à prevenção. O Tocantins poderá ser o estado-piloto nesse trabalho”, disse Professora Dorinha.

A ministra se interessou e confirmou que a Secretaria de Políticas para as Mulheres será parceira para a execução do projeto.

No encontro, Professora Dorinha também fez intervenção junto à ministra para a liberação de recursos para atender oito municípios do Estado no valor de R,03 milhões. (Confira tabela)


Araguaína

Implantar programa para a inclusão produtiva voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social

167.232,00

Barrolândia

Construção da Casa da Mulher e aquisição de equipamentos.

342.000,00

Dois Irmãos do Tocantins

Implantação da casa da artesã

300.000,00

Dois Irmãos do Tocantins

Realização de palestras, campanhas preventivas, ações publicitárias para combate a violência contra as mulheres.

100.000,00

Gurupi

Este projeto visa estruturar e aparelhar a Diretoria da Mulher de Gurupi para implementar e articular as políticas para as mulheres. Visa também dar capacidade de promover a ampliação e o fortalecimento da Rede e coordenar através de apoio técnico.

188.764,80

Santa Terezinha do Tocantins

Construção da Casa da Mulher. Aquisição de Equipamentos. Cursos de Capacitação

290.000,00

Pindorama

Promoção da autonomia e enfrentamento à violência contra a mulher.

242.350,00

Sampaio

Propiciar a um grupo de mulheres, através de um curso de bijuterias, um atendimento humanitário, com interdisciplinaridade, visando atender as suas necessidades financeiras e afetivas.

112.573,80

Santa Maria do Tocantins

Construção da Casa da Mulher

290.000,00



Total: R$ 2.032.920,60