Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para garantir que os serviços da coleta de lixo em Palmas continuem obedecendo ao cronograma estabelecido e sejam normalizados, a empresa Terra Clean, responsável pelo serviço, recebeu mais quatro caminhões compactadores nesta quinta-feira, 25. Os caminhões chegaram em Palmas, foram abastecidos e do posto de combustível seguiram imediatamente para o serviço de coleta. A equipe da Secretaria de Comunicação fotografou dois deles ainda no posto de abastecimento.

Segundo informações do diretor operacional da empresa Terra Clean, Wagner Scolástico, o quadro de funcionários entre coletores, varredores e motoristas já está completo e conta com cerca de 300 profissionais. A empresa também está com uma equipe responsável pela fiscalização dos serviços.

“Estamos com um quadro de funcionários novos e que estão na fase da adaptação da rota, por isso temos fiscais nas ruas em todos os períodos para acompanhar estes serviços, servindo de suporte”, ressaltou Scolástico.

Com a chegada dos novos caminhões, a Terra Clean já dispõe de 14 caminhões compactadores para fazer a coleta. Os mesmos possuem uma calha de captação de chorume (líquido de odor forte e alto potencial de contaminação) para que o lixo coletado não se misture com o chorume após a compactação do lixo. Cada baú tem capacidade para acondicionar 15 metros cúbicos de resíduos sólidos.

Além dos caminhões basculantes foram adquiridas duas varredeiras que já estão executando os serviços de varrição nas avenidas e rotatórias e estão previstas para chegar mais duas nesta sexta-feira, 26.

Moradores, principalmente da Aureny I, continuam encaminhado fotos e relatos de que a coleta não estaria regularizada no setor.

Uma moradora do Aureny I afirmou que na Rua Santa Catarina (próximo ao CEM Santa Rita de Cássia) não há coleta desde o dia 16. Conforme o cronograma os caminhões deveriam passar na terça-feira, 23, o que, segundo ela, não aconteceu. (Com informações da Secom Palmas)