Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A sessão ordinária desta terça-feira, 06, na Câmara Municipal de Palmas foi suspensa por cerca de 30 minutos após a chegada de um grupo de estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) que faziam um manifesto a favor do passe livre. O vereador Emerson Coimbra, que presidia a sessão, solicitou que os líderes do movimento se reunissem com os vereadores para apresentarem suas reivindicações.

O estudante de filosofia da Universidade Federal do Tocantins e Diretor da União Nacional dos Estudantes, Igor Costa, foi o principal interlocutor e destacou os principais pontos do grupo. “Queremos melhorias no transporte público de forma geral. Temos uma pauta séria de reivindicações e queremos participar das audiências públicas sobre a viabilidade da implantação do passe livre em Palmas. As manifestações de junho surtiram efeito no Poder Executivo Estadual e Municipal. Agora é hora de cobra o legislativo. Faremos o mesmo ato na Assembleia”, informou o estudante que criticou a falta de banheiros públicos nos pontos de ônibus e a qualidade dos veículos.

O grupo portanto levou faixas com dizeres contra a família Abreu e também gritou palavras de ordem. "A Familiocracia Abreu impera, respeitem o povo", dizia uma das faixas.

Para o vereador de oposição Iratã Abreu o movimento é legítimo. “Os estudantes tem razão em criticar e cobrar Poder Público. Apoio e respeito a iniciativa. Acredito ser possível a implantação do passe livre, desde que haja um estudo sério sobre os impactos financeiros e a realização de audiências públicas”.

Quem também aprovou o encontro foi o líder do governo, vereador Joel Borges. “Acho positivo este encontro. As propostas são corretas e dão eco ao que as ruas pedem. A forma como tornar estas propostas em realidade é que é a chave da questão. Mas a prefeitura tem se mostrado proativa e assim que o Conselho Municipal de Trânsito iniciar seus trabalhos, as audiências públicas serão realizadas”, disse.