A Secretaria Municipal de Finanças de Palmas (Sefin) está implantando desde a última segunda-feira, 12 de agosto, novo sistema on-line. A intenção é melhorar a qualidade do atendimento ao público, com um sistema que possibilitará procedimentos mais ágeis e disponibilizará diversos serviços via internet.
Esse sistema foi adquirido em abril de 2010, juntamente com diversos outros módulos, e não havia sido instalado pela gestão anterior. A Sefin, desde o início deste ano, decidiu pela instalação do sistema web, trabalhando no processo de validação da ferramenta, para causar o menor nível possível de transtornos ao contribuinte.
De acordo com o secretário de Finanças, Cláudio Schüller, o novo sistema vem atender também uma recomendação do Ministério Publico Estadual, com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR ISO/ICE 27002 – Gestão de Segurança da Informação.
“O programa indicado é um guia de boas práticas em segurança da informação, com reconhecimento internacional, dispondo sobre controles que podem ser implementados a fim de corresponder com as necessidades identificadas por meio de análise de risco”, destaca Schüller.
Treinamento
Para a utilização da nova ferramenta, os servidores do atendimento ao público da Sefin, da Avenida Teotônio Segurado, e do Shopping da Cidadania, em Taquaralto, passaram por um treinamento no último final de semana. Na oportunidade, tiraram dúvidas sobre as práticas de utilização do sistema web.
Em razão da troca de sistema, o setor de arrecadação e outros serviços on-line poderão, nestes primeiros dias, ficar lentos e talvez necessitem de um período (máximo de uma semana), até que todo o sistema se estabilize. A Sefin lembra que os contribuintes devem ficar atentos aos compromissos tributários a vencer neste período.